quinta-feira, 18 de abril de 2019

Como identificar (e fugir) de um esquema de pirâmide?

Você se depara com grandes notícias que prometem o aumento do seu dinheiro de forma rápida e fácil? Tais ganhos costumam ser maiores que aqueles oferecidos em aplicações tradicionais, como investimentos de renda fixa e variável.

A procura das pessoas por retornos financeiros imediatos pode fazer com que acreditem nessas falsas promessas e aceitem as propostas sedutoras quando, na realidade, não passam de grandes golpes e verdadeiras fraudes de investimentos.

A princípio, o deslumbre começa a trabalhar a sua mente e as soluções rápidas para, enfim, alcançar um ótimo retorno financeiro com tais lucros.

Mas não se engane: isso não passa de mais um esquema de pirâmide financeira que acaba gerando grandes prejuízos aos investidores.

Como identificar (e fugir) de um esquema de pirâmide?

O que é pirâmide financeira?

As pirâmides financeiras possuem diversas características em comum. Do discurso autoconfiante do fraudador às promessas de altos retornos em intervalos curtos.

Normalmente, elas são superiores a 10% ao mês, acima do praticado no mercado. Possuem ainda promessas de “risco zero” e a exigência de depósitos em contas correntes pessoais.

Na essência, os esquemas funcionavam também por meio da indicação de novos membros, cujos aportes serviam para remunerar os investidores mais antigos.

No entanto, há vários indícios que podem servir de alerta aos investidores de que estão diante de uma fraude.

“Não é recomendado investir todo o dinheiro em um único produto, nem em uma única instituição. E desconfie de promessas de rendimentos muito acima do mercado.”
Ricardo Teixeira, coordenador do MBA de Gestão Financeira da FGV

Como funciona o esquema de pirâmide?

O chamado fraudador convida um grupo de investidores a aplicar seu dinheiro em um fundo de investimento ou em outro tipo de instrumento financeiro.

Ele garante que os participantes irão receber altos lucros pelos seus investimentos.

Não há uma atividade produtiva, tudo funciona apenas de fachada e algumas vezes é tão bem feito que gera credibilidade em muitos indivíduos.

Quem iniciou no universo dos investimentos recentemente acaba aceitando as propostas e entra na base desses grupos oferecidos, investindo um valor determinado pelo recrutador.

Conforme o passar do tempo, essas pessoas começam a chamar outros investidores para compor o círculo.

Os retornos até são entregues àqueles que estão no topo, mas isso funciona apenas para tentar dar um ar de aceitação e uma “garantia” de que esse investimento é realmente sério.

Tudo funciona de forma muito bem trabalhada e a longo prazo, com o intuito de alcançar cada vez mais pessoas a se unirem a esses grupos.

Prazo de validade

As pirâmides já iniciam com uma data marcada para se findar. No decorrer do tempo, a inclusão de novos participantes começará a ser dificultada e, por consequência, o ritmo de crescimento começa a ficar enfraquecido.

Com isso, há menos rendimento, o que torna o retorno menor. Sendo assim, a pessoa que prometeu um ótimo negócio fica “incapaz” de efetuar o pagamento dos investidores do topo da pirâmide, os mais antigos.

A certeza é que nunca acabará bem e quem permanecer até o final terá, infelizmente, que arcar com grandes prejuízos.

Remuneração

A remuneração é atrelada a recrutamentos. Os investidores mais antigos são pagos com os recursos dos novos participantes.

Para ingressar no negócio, os novatos devem investir um valor pré-determinado.

Nessa operação, não existe lucro real, apenas a utilização de dinheiro dos novos membros para pagar os membros mais antigos.

Os retornos prometidos no início do investimento costumam ser entregues pelo fraudador como forma de mostrar que o investimento é sério e as promessas estão de fato sendo cumpridas.

No entanto, esse é um esquema insustentável. Afinal, as pirâmides têm prazo de validade e tendem a ruir em algum momento.

A principal razão é que, cedo ou tarde, haverá dificuldade em incluir novos participantes na operação, impossibilitando a manutenção de seu ritmo de crescimento.

Com a falta de novos investidores, as receitas diminuem e o fraudador não tem mais capacidade de remunerar os mais antigos.

7 dicas para identificar um esquema de pirâmide

Cair em ciladas pode ser muito fácil quando o que é oferecido se trata de algo extremamente convincente.

Se você está pensando nisso há algum tempo, fica ainda mais fácil acreditar nas mentiras ditas por esses especialistas de fachada.

Fique atento, tome muito cuidado e saiba mais sobre como identificar um esquema de pirâmide para que não seja enganado no futuro.

Veja como descobrir!

Como identificar (e fugir) de um esquema de pirâmide?

1 – O “Efeito Halo”

Não se deixe levar pela aparência!

É comum que os fraudadores vendam uma imagem de investidores bem-sucedidos, milionários e com supostos métodos de sucesso financeiro comprovados.

Essa tática é amplamente utilizada para recrutar novos membros – infelizmente, com relativo sucesso. É o que as finanças comportamentais chamam de “Efeito Halo”.

Ou seja, a mente humana julga e tira conclusões sobre outra pessoa a partir de estereótipos.

2 – O viés de especialização

Não acredite em qualquer pessoa que se diz especialista. Uma característica marcante que também aparece nos manuais de finanças comportamentais está ligada ao discurso dos fraudadores.

Normalmente, eles se “vendem” aos investidores como grandes especialistas.

“O discurso é centrado na história de que eles ganharam muito dinheiro, que eles dominam as técnicas e que a riqueza não foi acumulada por acaso. ‘Tenho esse conhecimento e sei como dividir isso com você’.”
Aquiles Mosca, presidente do Comitê de Educação da ANBIMA

3 – Corra, é por tempo limitado

Tenha paciência, respire antes de investir. A mesma tática utilizada legalmente por comerciantes para aumentar as vendas no varejo é explorada pelos cérebros das pirâmides.

Para atrair novos participantes, os fraudadores costumam vender a ideia de que aquele investimento é valioso, exclusivo e uma possibilidade única de conseguir altos retornos.

Portanto, de acordo com ele, uma oportunidade que não deve ser desperdiçada.

4 – Traga a família e os amigos

Um dos principais sinais de que você pode estar diante de uma pirâmide é a recomendação para indicar novos membros.

“Geralmente, o investidor é avisado sobre a necessidade de convidar familiares e amigos logo no começo do esquema. Esse pedido é reforçado ao longo da vida útil da pirâmide”, diz Mosca.

5 – Promessas, promessas

Não há segredo: em finanças, risco e retorno andam de mãos dadas. Assim, ligue o sinal de alerta para qualquer promessa de retornos elevados sem riscos ou com riscos muito baixos .

Fique atento também ao intervalo de tempo curto, além da garantia de fluxos constantes de rendimentos.

São sinais evidentes de que você está diante de uma fraude.

6 – Falta de registro de distribuição

Na grande maioria dos casos, as pirâmides financeiras andam à margem do sistema financeiro ou do mercado de capitais.

Isso quer dizer que não contam sequer com um instrumento financeiro legítimo e regularizado sendo comercializado.

Nos casos mais recentes ocorridos no Brasil, os supostos instrumentos e seus participantes não tinham registro em órgãos como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

7 – Depósito em conta pessoal

No esquema do assessor financeiro da BankRio, os investidores transferiam o dinheiro para a conta da empresa do assessor, que não tinha registro na CVM, no lugar do depósito na sua própria conta na XP, como manda a lei.

O exemplo mostra que o pedido de transferência de recursos diretamente para a conta corrente é outro forte indício de fraude.

Por Priscila Gomes e Rafael Massadar

The post Como identificar (e fugir) de um esquema de pirâmide? appeared first on FinanceOne.


Como identificar (e fugir) de um esquema de pirâmide? Publicado primeiro em https://financeone.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário