quinta-feira, 30 de maio de 2019

Como cancelar compra com cartão de crédito?

Você fez uma compra pela internet que estava desejando há muito tempo, mas quando o produto chegou a sua casa não era exatamente aquilo que estava idealizando, e agora?

Ou então, na sua fatura veio uma cobrança desconhecida e você não faz ideia de como poderá resolver esse problema? Saiba que é possível resolver isso e cancelar compra com cartão de crédito.

No entanto, não são em todos os casos que o estorno no seu cartão de crédito pode ser feito.

Há situações pontuais em que esse serviço pode ser solicitado, conheça algumas delas abaixo e saiba quais procedimentos são necessários em situações como essas.

Como cancelar compra com cartão de crédito?

5 ocasiões em que pode ser solicitado o estorno

1 – Desistência de compra online

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é possível se manifestar contra a compra em até sete dias após o recebimento do produto.

Lembrando que a solicitação do estorno só poderá ser feita quando o produto já estiver em suas mãos, não há como fazer o pedido enquanto a mercadoria não for devidamente despachada.

2 – Falha na compra online

Percebeu que há uma cobrança diferente da que estava anunciada no site quando realizou a compra?

É possível solicitar o estorno da diferença que foi cobrada indevidamente.

3 – Falha no pagamento de compra presencial

O valor descrito na sua nota fiscal ou na etiqueta do produto é diferente da que consta na fatura do seu cartão de crédito?

Neste caso, você poderá solicitar o estorno do valor cobrado a mais sem problema algum.

4 – Compra indevida

Você tem a certeza de que não realizou determinada compra cuja cobrança veio listada junto com as demais que constam em seu cartão de crédito?

É seu direito que seja feito o cancelamento dessa cobrança e, caso já tenha pago uma parcela sem perceber, também poderá solicitar a devolução do valor pago.

Como cancelar compra com cartão de crédito?

5 – Não recebimento de um produto ou serviço

Se você comprou um móvel pela internet e ele não chegou na sua casa mesmo tendo estourado o prazo de entrega ou adquiriu um pacote de cursos online, por exemplo.

Ou se ainda que tenha passado a data para a disponibilização do link para o início das aulas, a empresa não enviou ao menos uma satisfação informando o ocorrido para o atraso no cronograma para o seu e-mail.

Você pode solicitar tranquilamente o cancelamento da compra e optar pela restituição do valor que foi acordado e pago por meio do seu cartão de crédito.

Como proceder para cancelar a compra e solicitar o estorno?

No caso da compra indevida, o primeiro procedimento a ser feito é entrar em contato com a administradora do seu cartão de crédito, pois ela é a responsável sobre isso e não o lojista.

Pode ter havido uma clonagem do seu cartão ou terem usado a sua senha sem a sua permissão.

Então, tente resolver esse problema imediatamente, caso não reconheça a compra.

Você pode ter sido vítima de uma fraude e esse é um procedimento muito sério, em alguns casos será necessário ir a uma delegacia para fazer um registro de ocorrência.

Solicitando o estorno

Nas demais situações como: desistência da compra virtual e falhas na compra online ou presencial, o estorno pode ser solicitado assim que o produto chegar ou que você reparar o erro.

Como as faturas dos cartões de crédito são bem organizadas no sentido das datas, é possível solicitar o estorno hoje e a cobrança continue vindo neste mês e o estorno no próximo.

Mas não se preocupe quanto a isso, pois é bastante normal.

Posteriormente, esse valor que você terá que pagar constará como crédito, por exemplo: uma pessoa pagou cerca de R$200 hoje, na próxima fatura terá o desconto do valor (-R$100).

Se o pagamento foi feito em parcelas, a cada mês virá descrito as parcelas na fatura e ao lado o estorno que foi solicitado.

Vale lembrar que em muitos casos, o lojista não é obrigado a aceitar a devolução e restituir o valor que foi pago.

Exemplos: se por algum motivo você realizou uma compra simplesmente por impulso em uma loja presencial, se só depois que chegou em casa percebeu que o produto não servia, ou se não era exatamente o que estava buscando e se arrependeu.

O arrependimento para compras presenciais não é assegurado por lei. Se ainda assim insistir em fazer a devolução, tente entrar em contato com a loja.

Se for negado, poderá optar por uma segunda tentativa com a administradora do seu cartão de crédito.

Mas tenha a ciência de que, nesse caso, serão apenas tentativas e pode ser que não dê tão certo quanto imaginava.

Você já pensou em cancelar compra com cartão de crédito ou já cancelou? Comente!

The post Como cancelar compra com cartão de crédito? appeared first on FinanceOne.


Como cancelar compra com cartão de crédito? Publicado primeiro em https://financeone.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário