quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

5 metas financeiras para 2019 que você deveria seguir

Quais são suas metas financeiras para 2019? O que você deseja? Definir um objetivo financeiro significa determinar um valor e um prazo para alcançar um objetivo qualquer.

Acabar com as dívidas, comprar um carro ou imóvel? Ou fazer aquela viagem dos sonhos? O ano novo possibilita renovação das suas metas e objetivos.

A definição de objetivos financeiros será a principal motivação para você persegui-los com disciplina. Isso porque você pensará duas vezes antes de comprar algo que não precisa, sob pena de se distanciar do objetivo realmente relevante.

Para isso, um planejamento financeiro é essencial. O primeiro passo é entender que a falta de educação financeira pode ser a principal responsável por boa parte dos seus problemas financeiros. Portanto, compreender que você precisa mudar esse cenário.

resoluções financeiras para 2019

Metas financeiras para 2019

1 – Ser mais organizado com o dinheiro

Fazer um planejamento financeiro deve ser uma das metas financeiras para 2019 mais importantes. Afinal, ela pode garantir a saúde dos seus investimentos.

Na prática, é um guia prévio de quais serão suas receitas e despesas em determinado período. Assim, gera informações para que as pessoas possam tomar as melhores decisões.

Acredite, você terá sérias dificuldades para fazer um planejamento financeiro pessoal se não tiver em mente um objetivo maior a ser alcançado.

Pode ser qualquer coisa: comprar um carro, fazer um curso fora do país ou abrir seu próprio negócio.

2 – Priorizar o pagamento à vista

A fatura do cartão de crédito é o terror de muitos brasileiros. Provavelmente, ela está incluída em uma das suas metas financeiras para 2019.

Afinal, pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revela que 77% das famílias endividadas disseram que têm contas para pagar no cartão.

Agora, você já se perguntou se vale a pena pagar parcelado ou à vista, mesmo quando se tem o dinheiro na mão? Essa questão deixa muitos brasileiros em dúvida.

A primeira vantagem em realizar compras à vista é reduzir o risco de endividamento. Além disso, optar por pagar por um produto na aquisição traz outros benefícios, como a possibilidade de negociar com o vendedor.

Outra vantagem é economizar com o pagamento de juros.

3 – Valorizar seu próprio dinheiro

Não deixe a preguiça tomar conta e impedi-lo de fazer uma pesquisa de preços quando quiser ou precisar comprar alguma coisa. Faça disso uma das metas financeiras para 2019. Portanto, valorize seu próprio dinheiro.

Com a instabilidade econômica brasileira, pensar duas vezes antes de sair comprando desenfreadamente é uma necessidade. Para se ter uma ideia, dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria) apontam que 57% dos consumidores mudaram hábitos de consumo. Outros 21% disseram que pretendem mudar.

Uma maneira de pesquisar é utilizar sites de comparação de preços. Afinal, um mesmo produto pode ser comercializado em lojas diferentes e por preços diferentes.

Os apps (e os sites) de comparação de preços fazem justamente isso. Eles comparam os preços de um mesmo produto que está sendo vendido em diferentes lojas, listando todas essas informações em um único lugar.

4 – Poupar

O hábito de guardar dinheiro deve ser um item importante nas suas metas financeiras para 2019. Existem diversos benefícios para quem poupa dinheiro.

Existem duas formas simples de juntar dinheiro. Ou você ganha mais do que gasta ou gasta menos do que ganha. É bem simples e, basicamente, não existe outra maneira de conseguir poupar algum dinheiro.

Apesar da situação econômica do Brasil não estar tão boa quanto a de algum tempo atrás, isso não é desculpa para sair gastando todo o dinheiro que você tem. O orçamento está mais apertado? Muito provavelmente, sim.

Portanto, a lógica de quem economiza é a mesma. Organize seu planejamento financeiro e deixe uma porcentagem disponível para economia.

No entanto, quem poupa de maneira aleatória, mensalmente, acaba por ser relapso no processo e, por fim, abandona totalmente a tentativa de fazer economia.

Estabelecer a meta de 10% do seu salário por ao menos um ano é uma maneira de firmar um compromisso com você mesmo.

5 – Fazer um investimento

Investimentos parecem algo muito complicado e cheio de mitos. No entanto, a verdade é que é mais simples do que parece. Portanto, faça disso uma das suas metas financeiras para 2019.

Ao fazer um investimento financeiro é muito importante que você tenha claro o objetivo que pretende atingir. Existem diversas possibilidades para investir seu dinheiro.

Aplicá-lo na poupança, comprar títulos do tesouro direto ou investir na Bolsa de Valores são alguns exemplos. Escolher a Bolsa de Valores é uma decisão que exige preparo e estudo.

O ideal é que, antes de fazer qualquer tipo de investimento, você realize uma análise para determinar qual o seu perfil de investidor. Ele permite que faça as escolhas certas, reduzindo as chances de perder dinheiro.

Decidir se tornar um investidor é uma alternativa interessante para planejar e garantir um futuro tranquilo.

The post 5 metas financeiras para 2019 que você deveria seguir appeared first on FinanceOne.


5 metas financeiras para 2019 que você deveria seguir Publicado primeiro em https://financeone.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário