quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

5 mitos sobre riqueza que te deixam acomodado

Quando o assunto são finanças pessoais, todo mundo tem alguma dica sobre a melhor maneira de economizar e investir dinheiro. Mas será que as opiniões dos seus colegas de trabalho e familiares a cerca desse tema estão realmente corretas?

Para te ajudar a conquistar sua independência financeira de uma vez por todas, selecionamos os cinco maiores mitos sobre riqueza que te deixam acomodado e te desmotivam a alcançar seu objetivo.

Lembrando que independência financeira não é ter o melhor carro e a melhor casa ou simplesmente não depender de ninguém financeiramente.

O conceito está ligado a uma espécie de fluxo de renda perpétuo. Ou seja, você pode parar de trabalhar quando quiser que ainda terá uma renda mensal suficiente para suprir suas despesas, com o mesmo estilo de vida.

Quer aprender como fazer isso? Então o primeiro passo é não cair nessas armadilhas e mitos sobre riqueza.

5 mitos sobre riqueza que te deixam acomodado

Principais mitos sobre riqueza

#1. Poupar apenas o que sobra no fim do mês

Deixar para guardar apenas aquele dinheiro que sobrou do pagamento no fim do mês é uma prática comum nas famílias brasileiras. No entanto, quando você não faz um planejamento sobre como gastar o seu salário assim que recebe o pagamento, esse valor que deveria ser poupado para sua reserva de emergência ou planos futuros acaba não sendo visto como prioridade.

Diante disso, a meta de poupar vai sendo adiada para o mês seguinte e nunca sai do papel. Neste caso, o ideal é tratar o valor a ser reservado como prioridade, uma obrigação pela qual você deve zelar todos os meses.

Antes de receber seu pagamento, pegue papel e caneta, ou use um aplicativo ou software de computador, e anote todos os seus gastos essenciais. Ou seja, aquelas despesas necessárias para sua sobrevivência, como contas de luz, água e gastos com supermercado.

Depois disso, anote também os gastos que não são essenciais, mas que são muito importantes para você, como aquele cafezinho da padaria.

Por fim, reserve um valor que poderá ser gasto com atividades de lazer para você e para sua família. Lembre-se de que esses momentos serão importantes para te manter motivado em seu propósito de juntar dinheiro. E inclua no planejamento o valor que será poupado todos os meses.

#2. Investir na poupança

Saber poupar é uma habilidade muito importante para qualquer um que deseja alcançar sua independência financeira. Mas, deve-se ficar atento, também, às formas de investimentos escolhidas para aplicar o dinheiro economizado.

A maioria dos brasileiros ainda acredita que a melhor alternativa é colocar o dinheiro em uma poupança. No entanto, essa é a opção de investimento que apresenta a menor rentabilidade do mercado. Algumas opções como investimentos no Tesouro Direto (TD) são tão práticas quanto a poupança e apresentam resultados mais satisfatórios.

Para investir no TD é preciso ter uma conta em uma corretora de investimentos que o auxiliará nos trâmites para a aplicação. No mercado há diversas opções de empresas que realizam esse trabalho sem cobrar qualquer taxa aos investidores.

Também é indicada a abertura de uma conta em um banco digital, que não cobra taxa de transferência da sua conta para a corretora.

5 mitos sobre riqueza que te deixam acomodado

#3. Para ganhar dinheiro é preciso trabalhar muito

Outro mito muito disseminado é o de que só é possível ganhar dinheiro trabalhando horas e mais horas por dia.

Mas, existem opções mais inteligentes e eficazes de aumentar seus rendimentos sem precisar sacrificar horas de descanso e lazer. Já pensou em como fazer o seu dinheiro trabalhar para você?

Isso mesmo! Você não leu errado. Com um bom plano de investimentos é possível fazer com que a quantia aplicada renda juros sem que você precise fazer nenhum esforço para isso.

Nesse caso, a dica é pesquisar investimentos que parecem mais atraentes para você e tentar dividir a quantia que deseja aplicar por diferentes opções.

Vale ressaltar que é muito importante você ter certo domínio sobre a modalidade de investimento que pretende fazer. Assim, não correrá o risco de fazer um mau negócio e perder dinheiro em aplicações que não valem a pena.

#4. Diplomas universitários garantem bons empregos

Dependendo da carreira que você queira seguir, um diploma universitário será muito importante para sua trajetória profissional. No entanto, ter graduação não garante bons empregos e muito menos bons salários.

O empreendedorismo é um caminho que poderá te ajudar a ganhar dinheiro, mesmo sem você ter passado por uma universidade. Além disso, os próprios investimentos poderão render um bom lucro.

Lembrando que a qualificação profissional é importante em diversos aspectos que ultrapassam a questão financeira, especialmente para quem quer empreender.

Isso porque o mercado está cada vez mais competitivo e sai à frente quem sabe aliar inovação com entrega de produtos e serviços de qualidade.

Mas, não se deve ficar preso a ideia de que o só consegue alcançar a independência financeira que tem graduação.

#5. Cartões de crédito são proibidos

Este é um dos maiores mitos sobre riqueza. É verdade que o cartão de crédito é um dos principais vilões das finanças pessoais. Mas se usado corretamente, este pode ser um grande aliado. O segredo é saber administrar suas contas.

Diversas empresas oferecem hoje no mercado o serviço de milhas. Funciona assim: quanto mais você compra utilizando o cartão de crédito, mais pontos você acumula.

Esses pontos podem ser trocados por produtos, serviços, passagens aéreas e até descontos na anuidade do cartão.

Para isso, seu cartão precisa estar cadastrado em um programa de milhas. Depois é só usar e acumular os pontos.

The post 5 mitos sobre riqueza que te deixam acomodado appeared first on FinanceOne.


5 mitos sobre riqueza que te deixam acomodado Publicado primeiro em https://financeone.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário