O golpe do cartão preocupa frequentadores de blocos carnavalescos em todo o Brasil. Ambulantes se aproveitam do movimento para trocar os cartões da vítima por outro parecido e, com a senha, fazer compras.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nota alertando consumidores sobre o risco. Segundo a federação, quadrilhas aproveitam as aglomerações e as distrações dos foliões para aplicar o golpe da troca do cartão.
Outro golpe comum nesta época do ano é o da dupla operação ou do valor errado. Nele, o bandido finge que o cartão não passou na maquininha e alega um problema qualquer do aparelho.
Em seguida, ele pega outro equipamento e cobra novamente o valor. O prejuízo só é percebido quando a vítima olha o extrato do banco.
Os golpes mais frequentes no Carnaval
1 – Golpe da troca de cartão
De acordo com a nota da Febraban, vendedores ambulantes mal intencionados entregam a maquininha para que o cliente digite a senha do cartão. Aproveitando a distração do comprador, a digitação da senha é feita quando deveria ser digitado o valor da compra.
Com isso, o comprador revela sem querer a sua senha pessoal. Por fim, o vendedor troca o cartão do comprador por outro muito parecido, e é possível perceber o golpe somente quando for utilizar novamente o cartão.
2 – Golpe da operação dupla
Outra possibilidade de golpe do cartão de crédito nesta época do ano é o do valor errado ou dupla operação. Neste golpe, o vendedor diz que a operação não finalizou na maquininha e alega um problema com o aparelho.
Em seguida, ele pega outro equipamento e cobra novamente o valor. O prejuízo somente pode ser percebido quando a vítima verificar o extrato do cartão.
3 – Golpe da troca de maquininha
Neste golpe, quem é prejudicado é o vendedor, e a intensidade do golpe pode ser bem mais impactante. Ou seja, na hora da compra, o falso comprador troca a maquininha na distração do vendedor por uma idêntica.
Quando perceber, já estará recebendo pagamentos há horas, e o prejuízo pode ser enorme. Os criminosos compram as maquininhas em nomes de laranjas, e fica muito difícil de recuperar o prejuízo.
Cuidados para não cair no golpe do cartão
1 – Cartão furtado ou perdido no meio do Carnaval
Mantenha seu cartão de crédito em um lugar seguro. Evite bolsas e mochilas muito grandes. Dê preferência a tudo que tenha zíper e possa ser carregado junto ao corpo.
No caso de perda do cartão, a primeira coisa a fazer é ligar para a sua operadora e bloquear o cartão. Em alguns casos, também é possível efetuar o bloqueio pelo próprio aplicativo do celular em segundos.
2 – Senhas roubadas com uma espiadinha
Um golpe do cartão bem comum durante a época de festas é ficar de olho na senha digitada na hora de passar a compra na maquininha.
Portanto, tome cuidado ao pagar suas compras em qualquer estabelecimento, barraca, tenda ou quiosque durante as festas.
Não deixe que outras pessoas vejam o que você está digitando.
3 – Senhas roubadas na hora da digitação
Fique atento antes de sair digitando a senha. Alguns vendedores mal intencionados podem se aproveitar da pressa ou distração dos foliões para induzir você a digitar a senha antes da hora.
Tenha certeza de que você está realmente na parte de finalização da compra – quando a maquininha do cartão pede a senha, e não em alguma outra etapa.
4 – Valor errado na maquininha
Novamente, esse é um golpe do cartão aplicado por vendedores ou prestadores de serviço mal intencionados.
Eles podem se aproveitar da distração das pessoas e inserir na maquininha um valor muito maior do que o que o cliente realmente tem que pagar.
Por exemplo, inserir um zero a mais em uma compra de R$100 faz com que ela se transforme em um gasto de R$ 1 mil.
Por isso, preste atenção ao valor antes de digitar a senha.
5 – Cartão trocado na hora de pagar
De nada adianta ter apenas a senha de um cartão. Por isso, os golpistas também vão atrás dos números do cartão ou do próprio cartão físico.
Além de furtos no meio da multidão, um golpe comum é trocar o cartão dos clientes na hora da compra. Na distração, muita gente não confere se está recebendo de volta o seu cartão ou um outro qualquer.
A dica é não dar o cartão na mão de vendedores. Portanto, prefira passar você mesmo o seu cartão na maquininha.
Outra dica, válida para quem for pular blocos de rua, é colar um adesivo no cartão – na parte longe do chip.
Um detalhe como esse pode te ajudar a enxergar, de cara, se o cartão certo está voltando para as suas mãos.
Biometria e doleira: a combinação certa para curtir sem dor de cabeça
Alguns bancos já possuem a possibilidade de o cliente sacar dinheiro em caixas eletrônicos com a biometria. Portanto, vale sacar antes de ir para os blocos o valor que você pretende gastar durante o dia e guardar em uma doleira.
Usar uma doleira pode ser a certeza que você vai aproveitar o Carnaval sem cair no golpe do cartão. Além de serem acessórios práticos, trazem uma segurança a mais para quem deseja curtir os blocos e voltar para casa com os mesmos pertences que começou o dia.
A doleira é tipicamente fina. Portanto, pode ser vestida por baixo das roupas e assim praticamente impossibilita que algo seja furtado dela. Já a pochete que está na moda é indicada para quem pretende compor a fantasia. No entanto, não é tão segura como a doleira.
The post Golpe com cartão faz vítimas no carnaval appeared first on FinanceOne.
Golpe com cartão faz vítimas no carnaval Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário