Cresce cada vez mais a necessidade de baixar um aplicativo de banco no seu smartphone. Principalmente com o ritmo de vida acelerado e a necessidade de mobilidade e conveniência.
Consequentemente, o serviço tem sido um dos mais utilizados pelos brasileiros. As operações pelos smartphones ultrapassaram as feitas no internet banking, agências e terminais de autoatendimento.
Portanto, movimentações em algum aplicativo de banco são desde 2016 o meio preferido pelos brasileiros para operações.
Elas já representam mais de um terço das transações bancárias, segundo pesquisa de Tecnologia Bancária da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
De acordo com o levantamento, as operações bancárias realizadas por mobile registraram crescimento de 37%. Passaram de 18,6 em 2016 para 25,6 bilhões em 2017.
A modalidade equivale a 35% das 71,8 bilhões de transações feitas em 2017. Portanto, na próxima pesquisa, esses números devem aumentar ainda mais.
Transações bancárias realizadas em 2017:
Mobile banking – 25,6 bilhões;
Internet banking – 15,8 bilhões;
Caixa eletrônico – 9,9 bilhões;
Ponto de venda no comércio – 9,4 bilhões;
Agência bancária – 5,5 bilhões;
Correspondente no país – 4,1 bilhões;
Contact center – 1,5 bilhões.
Bancos investem bilhões em segurança
É notório o quanto os bancos brasileiros e os que atuam no Brasil investem na segurança aos consumidores.
Ainda segundo a Febraban, o nível de investimentos e gastos em tecnologia bancária no mundo teve uma alta de 7,6%.
Ela pulou de US$ 326 bilhões em 2011 para US$ 351 bilhões em 2016. No mesmo período, o Brasil registrou alta de 5,5% (de R$ 18 bilhões para R$ R$ 19 bilhões).
Um exemplo é a biometria, que acumula casos de sucesso ao redor do mundo. Recursos como análise de impressões digitais, face, íris ou voz são cada vez mais usados.
Eles garantem a segurança para as empresas e transações do setor, além de trazer comodidade às pessoas. Algumas das soluções apresentam constituições mais complexas, como é o caso da multibiometria.
A plataforma une tecnologias como detecção de impressão digital, reconhecimento facial e reconhecimento de íris com o diferencial de ter uma arquitetura moderna e amigável.
É seguro usar o aplicativo de banco?
Apesar de ser seguro, é preciso tomar algumas precações para se usar um aplicativo de banco. A principal é evitar usar o app bancário pelo Wi-Fi.
O risco é ainda maior quando a rede é pública. São aquelas disponibilizadas por restaurantes, shoppings ou aeroportos.
Nelas as conexões ficam mais expostas. Portanto, é possível que ladrões invadam a rede com mais facilidade com o propósito de roubar dados de seus usuários.
Por isso, o recomendado é manter o antivírus sempre atualizado no aparelho. Assim, você receberá alertas de vulnerabilidade.
Além disso, utilize o bloqueio de tela. Ele vai impedir que qualquer pessoa que pegue seu telefone consiga abrir o app do banco.
Por fim, não armazene informações no celular. Pode parecer prático tirar uma foto do cartão ou anotar o código de acesso no bloco de notas, mas é muito perigoso.
Caso você seja furtado ou algum hacker invadir o seu celular, suas informações ficam acessíveis. Portanto, caso precise de um lembrete, anote em um app de cofre, com senha.
O que fazer caso desconfie de movimentações suspeitas?
Esteja atento a movimentações suspeitas nas suas contas bancárias e extratos de cartões de crédito.
Ao identificar uma fraude, o recomendado é informar imediatamente ao banco para obter essas respostas.
Portanto, cheque suas informações ao menos uma vez por dia. Isso garante que você esteja ciente das suas transações.
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