segunda-feira, 8 de julho de 2019

Microfranquias: empreendimentos mais seguros e baratos

Cada vez mais as microfranquias tornam-se uma alternativa para quem deseja empreender na crise. Elas também são conhecidas como franquias baratas.

Ou seja, uma boa opção para quem tem pouco dinheiro e sonha em tornar-se dono do próprio negócio.

As microfranquias custam até R$ 90 mil. No entanto, oferecem opções com investimento inicial a partir de R$ 5.500 e retorno em até 24 meses.

Microfranquias

Ao optar por esse tipo de investimento, o franqueado tem o direito de usar uma marca ou patente cuja credibilidade já está bem estabelecida no mercado. Fator que contribui para uma maior segurança.

Além disso, passa a contar com o suporte do franqueador. Isso envolve treinamentos e orientações específicas para o sucesso do negócio, bem como a oferta de materiais de divulgação.

Os principais segmentos que oferecem esse teto de investimento, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), são:

– Saúde e Beleza;

– Negócios e Serviços;

– Informática e Comércio Eletrônico;

– Acessórios;

Alimentação.

A ABF diz ainda que houve um crescimento de 8% no número de microfranquias no ano passado. O número revela uma tendência de mercado.

O que é necessário para abrir microfranquias?

A primeira coisa que o investidor deve nutrir é o espírito empreendedor. Sem ele, não há como o negócio sobreviver por muito tempo.

Outra característica relevante é ter o perfil semelhante ao que a franquia escolhida busca nos seus parceiros.

No entanto, antes de fechar o negócio, o ideal é verificar se a microfranquia tem, pelo menos, um ano de operação, e solicitar um estudo de viabilidade.

Além disso, fazer um planejamento de longo prazo também é essencial para que o negócio não se torne uma armadilha.

Portanto, é preciso avaliar os custos pós-lançamento, como reposição de estoque e impostos. Além dos royalties e encargos trabalhistas.

Em geral, o investimento inicial inclui:

– Ponto comercial;

– Taxa de franquia;

– Equipamentos;

– Primeiro estoque;

– Capital de giro.

Visto isso, analise as opções, observe o mercado e defina um nicho de atuação. Sabendo com o que quer trabalhar, verifique as marcas que disponibilizam microfranquias no segmento.

Faça contato para conhecer valores e condições contratuais. No entanto, garanta o cumprimento das exigências do franqueador.

Lembra-se de contratar uma assistência jurídica para analisar e assinar o contrato. Por fim, assegure o capital inicial necessário para dar início ao seu negócio.

6 microfranquias com investimento inicial de até R$ 13 mil

1 – Bom Cupom

Fundada há dois anos, a Bom Cupom estimula a economia local por meio de descontos ativos impressos nos versos de notas fiscais. Atua com modelo de franquia home office há nove meses.

O negócio acontece em cima de três pilares:

– Veiculadores: os comerciantes que disponibilizam a bonina para anúncio em formato de cupons;

– Anunciantes: os que desejam oferecer os descontos e atrair mais clientes para o seu negócio;

– Consumidor: quem utiliza o cupom de desconto impresso no verso da nota fiscal para efetuar compras de seu interesse.

Investimento: a partir de R$ 12 mil

Número de unidades: 56

Retorno do investimento: 3 a 7 meses

2 – Acquazero

A Acquazero atua, há dez anos, com soluções para limpeza, conservação e restauração de veículos. A preservação do meio-ambiente e dos recursos naturais, principalmente a água, é o objetivo principal da rede.

A franquia utiliza 300 ml de água para a limpeza completa de um carro, utilizando produtos biodegradáveis em todos os serviços oferecidos.

Os produtos usados são ecologicamente corretos e não agridem o automóvel nem o meio ambiente.

Investimento: a partir de R$ 13 mil

Número de unidades: 94

Retorno do investimento: 3 a 24 meses

3 – IE Intercâmbio no Exterior

Uma das mais tradicionais agências do segmento de intercâmbio no Brasil, a IE orienta profissionais e estudantes que desejam estudar ou trabalhar fora do país, além de oferecer roteiros de viagens para diversos destinos.

A rede trabalha com três modelos de franquia:

– IE Agency (loja de rua);

–  IE Office (sala comercial);

–  IE Especialista (home based), com o menor valor de investimento.

Investimento: a partir de R$ 4 mil

Número de unidades: 70

Retorno do investimento: 12 a 24 meses

4 – Ceofood

Atuando no segmento de aplicativos e delivery gastronômico, a Ceofood está presente em mais de 10 estados com mais de 100 franquias.

Por meio do app Ceofood, o cliente realiza seu pedido e ainda ganha descontos.

Parceiros e usuários contam, ainda, com a função Garçom Digital, que faz a leitura do QR Code nos displays de mesas dos estabelecimentos credenciados e o pedido vai direto para a cozinha do restaurante.

Investimento: a partir de R$ 6 mil

Número de unidades: 128

Retorno do investimento: de 6 a 12 meses

5 – PremiaPão

Por meio do modelo home office, a PremiaPão é especialista em publicidade nos sacos de pão, divulgando marcas e produtos diretamente ao público-alvo.

Também tem como propósito o negócio sustentável, plantando uma árvore nativa para cada produção fornecida aos seus franqueados.

Investimento: a partir de R$ 12.100

Número de unidades: 158

Retorno do investimento: 1 a 6 meses

6 – Mr. Fit

A Mr. Fit, rede de franquias de alimentação saudável, possui sete modelos de negócios, dentre eles o formato de microfranquias, com investimento de até R$ 12 mil e operação home office.

O franqueado recebe o estoque inicial com a linha home (refeições saudáveis congeladas), além de freezer personalizado, materiais de divulgação e treinamento completo.

Investimento: R$ 12 mil

Número de unidades: 98

Prazo de retorno: 3 a 36 meses

Home Based é uma opção

As chamadas Home Based estão se consolidado no Brasil nos últimos anos. São franquias que podem ser abertas e administradas em casa.

Nelas, não há atendimento ao público, nem mesmo recepção de clientes. Embora isso possa ser viabilizado em um pequeno escritório adaptado na residência do empreendedor, por exemplo.

Em geral, as Home Based são microfranquias, dada a pequena exigência inicial de investimento.

O funcionamento é exatamente o mesmo de qualquer outra franquia. O que significa exigência de contrato e a cobrança de uma taxa, entre outras diretrizes.

A única mudança é mesmo a permissão para a instalação do negócio sem ponto comercial, o que agrada a muitos daqueles que pensam em dar seus primeiros passos no empreendedorismo.

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