Um dos principais desejos do brasileiro é montar seu próprio negócio. É o que aponta o levantamento encomendado pela Herbalife Nutrition e conduzido pela OnePoll.
Dos mil brasileiros entrevistados, 77% disseram que sonham em empreender. Entre os que estão empregados, dois a cada três gostaria de pedir demissão para poder ser ‘seu próprio patrão’.
As motivações são:
- 64% – flexibilidade de horário;
- 63% – vontade de ser seu próprio chefe;
- 54% – potencial de aumentar seus ganhos;
- 51% – aumentar a satisfação profissional;
- 50% – vontade de seguir uma paixão.
A pesquisa apontou ainda que 21% dos brasileiros já estão dando os primeiros passos para abrir seu próprio negócio ou já estão empreendendo. Dos que estão interessados em começar um negócio, 65% se sentem sem fôlego para encarar os desafios.
Dicas para começar a empreender
Montar o próprio negócio não é uma tarefa fácil. Portanto, fique de olho em algumas dicas que podem te ajudar a sair um passo à frente dos concorrentes.
1 – Fazer um bom planejamento
Na hora de montar o próprio negócio, certamente não existe uma receita para o sucesso. No entanto, quando se trata de fracasso, quase sempre um motivo está presente: a falta de planejamento.
Portanto, antes de tirar uma empresa do papel é preciso que ela seja muito bem planejada. Ou seja, o empreendedor precisa ter claro quanto capital será necessário, quantos funcionários terá que contratar e quem serão seus fornecedores.
Além disso, é fundamental conhecer o passo a passo para a formalização da empresa, entre outras atividades.
É preciso pesquisar o mercado, analisar a clientela e estudar bem a concorrência. Portanto, é recomendado elaborar um verdadeiro plano antes de colocar a mão na massa.
O Plano de Negócios é um documento bastante conhecido de quem empreende e tem justamente essa função. Ou seja, avaliar a viabilidade de uma empresa antes mesmo dela se tornar uma realidade.
Existem muitas metodologias para a criação de um Plano de Negócios e o ideal é contar com o auxílio de alguém capacitado.
Dessa forma, o profissional poderá lhe oferecer suporte na hora de pensar e definir quais serão as primeiras medidas para a sua empresa sair do papel.
2 – Conhecer seus clientes
Outro fator que está diretamente ligado ao sucesso de muitas empresas é o conhecimento sobre as reais necessidades de seus clientes.
É preciso definir quem é seu público alvo, quem são os potenciais compradores dos seus produtos e serviços, antes mesmo de partir para a estruturação da empresa.
Para conhecer bem a clientela, além de pesquisar, é preciso testar a partir de modelo simples, se aquilo que você pretende lançar no mercado conta com uma demanda certa.
3 – Conhecer seus concorrentes
A concorrência é outra questão importante que deve ser avaliada, se você pretende fazer com que o seu negócio dê certo. Avalie quais são as diferenças e semelhanças entre os produtos ou serviços que você pretende oferecer e busque um diferencial.
Evite entrar em uma guerra de preços a qualquer custo. O objetivo será sempre se diferenciar e não afetar diretamente o seu concorrente, criando situações de instabilidade e perda para o seu negócio.
4 – Conhecer o mercado
Qual é o mercado que você pretende atuar? Ele conta com algum tipo de sazonalidade? É um mercado novo ou já está consolidado? Quem são os principais atores desse mercado.
Antes de montar a sua empresa, é necessário mapear com cuidado o mercado em que você pretende atuar. Saber e analisar quais são suas características pode ajudá-lo no planejamento.
Se você pretende abrir uma sorveteria, por exemplo, por saber que esse negócio conta com uma grande sazonalidade, é fundamental ter um bom capital de giro. Além de um bom controle do fluxo de caixa para garantir a sustentabilidade do seu negócio.
5 – Ter afinidade com o seu produto ou serviço
Uma empresa pode não ser feita de um único empreendedor. No entanto, seus sócios fundadores exercem um papel fundamental no conceito do negócio e na sua marca.
Por isso, é fundamental que os sócios tenham afinidade com o produto que vendem ou com o serviço que prestam.
Sem essa afinidade, é muito difícil promover credibilidade do mercado, já que a maioria dos clientes costuma confiar em negócios que são promovidos por quem gosta do que faz e realmente entende do assunto.
É difícil obter excelência por algo que você não se aprofunde ou goste. Assim, se o seu objetivo é montar um negócio avalie se aquilo que você pretende vender é algo com o qual se identifica.
6 – Invista em autoconhecimento
Pode parecer estranho, mas conhecer sobre você e o seu perfil pode influenciar bastante no sucesso do seu negócio.
Mais do que seguir as tendências, ou supostos “modelos de negócio de sucesso”, você deve conhecer muito bem quais são as suas reais habilidades e competências antes de se lançar no mercado.
Ter esse tipo de conhecimento não apenas vai ajudar a se destacar com mais facilidade, como também trará mais clareza e assertividade caso você precise montar uma sociedade com outros empreendedores.
7 – Tenha paciência e consistência
No mundo dos negócios nada acontece da noite para o dia. Ou seja, até que você comece a ver os resultados é preciso investir, se dedicar.
Além de realizar suas ações com consistência tanto da empresa para dentro, quanto da empresa para fora. Nem sempre é fácil ter paciência e fôlego. Especialmente quando as coisas não vão muito bem.
No entanto, uma pequena dose de persistência é o que faz com que muitas empresas acabem perseverando, enquanto outras fechem as portas. Continue fazendo, independentemente dos fatores externos. Cedo ou tarde, o resultado irá chegar.
The post 7 dicas para montar o próprio negócio appeared first on FinanceOne.
7 dicas para montar o próprio negócio Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário