quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Aprenda a utilizar o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo de troca de mensagens. O app promete ajudar empresas, principalmente de pequeno e médio porte, a aprimorar a comunicação com clientes.

Todo profissional, pessoa física ou jurídica (PMEs), pode obter muitas vantagens usando o WhatsApp Business.

WhatsApp Business
O WhatsApp Business foi lançado e se torna uma nova oportunidade para fidelizar seus clientes

Empresas do setor do comércio físico e virtual e prestadores de serviço são os principais usuários da ferramenta.

Vale destacar que hoje o aplicativo já tem versão para o sistema IOS, do iPhone, e Android.

Como se cadastrar no WhatsApp Business?

Para você começar a usar o WhatsApp Business em seu negócio, primeiro é preciso baixar o app.

Depois, é só fornecer a descrição, o telefone e o endereço do seu negócio e, em seguida, confirmar o número.

Talvez seja necessário informar também o site e horário de funcionamento da empresa.

7 recursos disponíveis no aplicativo

1 – Perfil Comercial – possibilidade de criar um perfil com informações úteis para os clientes, como uma descrição empresarial, e-mail, site e endereço.

2 – Mensagens Automatizadas – é possível criar mensagens de boas-vindas assim como automatizar mensagens de ausência quando seu negócio estiver fora do horário de atendimento.

3 – Respostas Rápidas – salve mensagens pré-definidas para responder perguntas mais frequentes dos clientes.

4 – Estatísticas do fluxo de mensagens – tenha acesso a métricas simples, como número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas para entender o que está ou não funcionando para sua empresa.

5 – Etiquetas – organize seus contatos e os classifique com etiquetas para encontrá-los com facilidade quando precisar.

6 – WhatsApp Web – é possível enviar e receber mensagens usando o WhatsApp Business no computador.

7 – Tipo de conta – seus contatos saberão que estão se comunicando com uma empresa, pois na versão Business o WhastApp classifica o perfil como conta comercial.

Aprenda a configurar passo a passo

1 – Acesse o WhatsApp Business;

2 – Clique no menu de configurações (os três pontinhos no canto superior direito da tela);

3 – Abrirá o menu de configurações

4 – Acesse a guia “configurações da empresa”;

5 – Clique em “mensagem de saudação”;

6 – Clique no botão de ativar o envio de mensagem de saudação, digite a sua mensagem e clique em “Ok” e clique em “salvar” no canto superior direito da tela.

Como colocar as mensagens de ausência?

Para configurar a mensagem de ausência os passos a serem seguidos são bem parecidos com a configuração de saudação, mas para que não reste nenhuma dúvida, vamos fazê-lo novamente com você.

1 – Acesse o WhatsApp Business;

2 – Clique no menu de configurações (os três pontinhos no canto superior direito da tela);

3 – Abrirá o menu de configurações;

4 – Acesse a guia “configurações da empresa”;

5 – Clique em “mensagem de ausência”;

6 – Clique no botão de ativar o envio de mensagem de ausência – Depois digite a sua mensagem e clique em “Ok”. A diferença aqui é que você pode configurar a frequência com a qual a mensagem será enviada e se ela irá para todos os seus contatos.

7 – Na opção Horário, programe quando você deseja que suas mensagens de ausência sejam enviadas. Você pode escolher:

  • Enviar sempre;
  • Horário programado;
  • Fora do horário comercial (para esta opção, você precisa configurar o horário de funcionamento da sua empresa).

8 – A próxima etapa para você configurar a sua mensagem de ausência é “Destinatários”. Aqui, você define quem receberá a sua mensagem de ausência. As opções são:

  • Todos;
  • Ninguém na agenda de contatos;
  • Todos com exceção de;
  • Enviar apenas para;
  • Personalize segundo as necessidades do seu negócio.

Por fim, clique em salvar no canto superior direito da tela.

Qual a vantagem da ferramenta?

O WhatsApp Business é uma boa alternativa para pequenas e médias empresas que querem estruturar uma melhor comunicação com o cliente.

O aplicativo aproxima lojista e consumidor, permitindo um atendimento mais personalizado. Além disso, é prático, ágil e, na versão tradicional, bastante utilizado pelo público.

Para se ter uma ideia, enquanto a taxa de abertura de uma campanha de e-mail marketing gira em torno de 15%, sendo a taxa de cliques não maior que 5%, a taxa de abertura de mensagens pelo WhatsApp é de quase 100%.

Além disso, a interação dos usuários com o conteúdo é de praticamente 80%.

A diferença do alcance e do potencial de engajamento do público-alvo entre os dois tipos de campanhas é gigantesca. Ou seja, essa é certamente a maior vantagem de desenvolver ações de vendas pelo WhatsApp Business.

Otimize suas vendas por meio do aplicativo

1 – Tenha um número de telefone específico para a empresa

Usar o WhatsApp pessoal para atender aos clientes dificulta a organização do lojista, que corre o risco de mandar mensagens por engano. Além disso pode soar pouco profissional para alguns clientes.

2 – Capriche no perfil

Ele será o cartão de visitas da sua marca. Então, faça uma descrição bem redigida e instigante.

Uma dica é usar o logotipo da empresa para passar mais segurança ao consumidor e reforçar a confiabilidade do seu negócio.

3 – Seja educado e prestativo

Esclareça as dúvidas do público de maneira clara e concisa e responda rapidamente às mensagens. Também esteja aberto às reclamações dos clientes.

Contudo, lembre-se que críticas e sugestões fazem parte de qualquer negócio. Por isso, o lojista deve lidar bem com elas e nunca as levar para o pessoal.

4 – Tenha atenção com a gramática

Evite erros ortográficos ou frases mal construídas. Já pensou pedir informações a um vendedor e ele falar muito errado ou de maneira desconexa?

Afinal, além de confundir o cliente, isso diminui a credibilidade da empresa.

5 – Não use o aplicativo como única forma de contato com o público

Lembre-se: há clientes que usam muito pouco o celular. Pensando nisso, crie uma estratégia de comunicação que também envolva redes sociais e e-mail, por exemplo.

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