A portabilidade de salário nada mais é do que a transferência para outro banco de sua escolha. Esse processo ocorre no mesmo dia e sem custos. Ou seja, uma facilidade que vamos explicar a seguir.
Ao entrar em um novo emprego, seja no setor privado ou na área pública, é necessário abrir uma conta bancária para receber os pagamentos mensais.
No entanto, é muito comum que esses novos colaboradores já tenham conta aberta em algum banco.
Por muito tempo, isso foi um problema, já que as empresas exigiam que o colaborador abrisse uma conta em um banco específico. O que implicava em perda de tempo e mais burocracia.
Contudo, desde 2018, depois da Circular 3.900/2018, emitida pelo Banco Central (BC), é possível solicitar a portabilidade de conta para receber salário.
Vantagens da portabilidade de salário:
- Você consegue melhores taxas, já que pode escolher o banco;
- A solicitação só precisa ser realizada uma única vez;
- Você pode ganhar crédito online, cartão de crédito internacional sem anuidade e diversas outras vantagens exclusivas.
Como fazer a portabilidade bancária?
O primeiro passo é abrir a conta corrente no banco escolhido. Feito isso, é preciso transferir todo o dinheiro da conta atual para a nova.
Não se esqueça de cancelar as contas em débito automático que estão cadastradas na antiga conta. Isso evitará que você fique no vermelho.
Em seguida, faça a solicitação às empresas para que os débitos automáticos caiam na nova conta. Depois disso, peça o fechamento da sua conta antiga.
O banco precisa entregar a você uma cópia do protocolo da solicitação. A partir desse momento, ele não vai poder mais cobrar tarifas de serviços e terá 30 dias para fechar a sua conta de maneira definitiva.
Beneficiários do INSS podem fazer o pedido?
Não. Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não podem solicitar a portabilidade de salário. Isso porque os favorecidos não possuem conta salário.
Entretanto, é importante enfatizar que os aposentados pelo INSS têm o direito de alterar a conta em que recebem seu salário. Para isso, necessitam apenas fazer o pedido na agência bancária onde desejam receber o pagamento.
Fique atento!
É importante salientar que os bancos têm um prazo de cinco dias para tentar convencer o trabalhador a continuar recebendo o salário na agência bancária sugerida pela empresa.
No entanto, a instituição financeira não pode interferir na decisão, caso o cliente opte pela portabilidade.
The post Portabilidade de salário: como funciona? appeared first on FinanceOne.
Portabilidade de salário: como funciona? Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário