sexta-feira, 19 de junho de 2020

7 documentários sobre o mercado financeiro

Você já pensou em investir? É bem provável que esteja pensando que este é um assunto difícil. Mas e se você aprender e estudar de uma forma mais fácil? Sim, é possível por conta dos documentários sobre o mercado financeiro.

Ao assistir documentários, além de aprender sobre o assunto, você ainda estará se divertindo. Já que cada um tem um tema, história, linguagem, personagens e personalidades diferentes. Dessa forma, fica mais fácil de entender sobre o mercado financeiro.

filmes na Amazon Prime
Uma forma de aprender sobre o mercado financeiro é assistindo a documentários

Se você quer começar a investir, mas não entende muito sobre o mercado, essa pode ser uma alternativa para começar a estudar sem gastar dinheiro. Quer saber quais são os documentários que irão te ajudar a entender sobre o mercado financeiro? Confira!

Documentários sobre o mercado financeiro

1) Enron: os mais espertos da sala

Esse documentário foi inspirado no livro homônimo dos jornalistas Bethany McLean e Peter Elkind. A história da empresa Enron, maior companhia dos Estado Unidos, é contada desde a formação na década de 80, no Texas, até o seu colapso.

As gravações e os depoimentos são apresentados durante o documentário sobre os envolvidos e as transações realizadas, por meio da desregulamentação da indústria e de fraudes contábeis. 

Ao falir, a empresa deixou por volta de 20 mil pessoas desempregadas, os acionistas e investidores também acabaram ficando sem nada. Já que os executivos fugiram com bilhões de dólares.

O documentário é de 2005 e foi dirigido por Alex Gibney. ‘Enron: os mais espertos da sala’ foi indicado ao Oscar no ano seguinte de sua estreia.

2) Trabalho interno

É por meio de análises, pesquisas e entrevistas com personalidades, políticos e jornalistas que o documentário conta a história da crise mundial, que ocorreu entre 2007 e 2012. Essa crise quebrou as empresas e deixou milhões de pessoas desempregadas em todo o mundo.

O documentário é dividido em cinco partes, sendo o primeiro intitulado “Como chegamos aqui”, a segunda de “A bolha”, de 2001 a 2007. Seguida de “A Crise”, “Responsabilidade” e “Onde estamos agora”.

O documentário mostra o antes e depois, os porquês e as consequências do desastre financeiro que a crise econômica se tornou. Ele ainda tenta provar que os bancos americanos já estavam cientes do que estava para acontecer.

Trabalho interno foi aclamado pela crítica e foi dirigido por Charles H. Ferguson e, ganhou o Oscar de melhor documentário no ano de 2011.

3) 25 million pounds

Esse é um documentário produzido BBC de Londres, que conta a história de Nick Leeson. Ele é dividido em seis partes e tem como característica as entrevistas do próprio personagem.

Leeson é considerado um especulador do mercado financeiro e acabou levando à falência o banco Barrings Bank, tradicional na Inglaterra. O que trouxe um prejuízo de mais de 800 milhões de libras, valor equivalente, hoje, a R$5 bilhões.

Nick Leeson conta que fez uma fortuna com benefícios de falhas do sistema bancário, além de ter feito aplicações em futuro e derivados. Ele passou de funcionário a trader sem perspectivas.

Trader, no mercado financeiro, é usado para caracterizar aquele investidor que lucra com operações a curto prazo por meio de especulações. O documentário está disponível no YouTube, mas sem a opção de dublagem em português.

Mais opções de documentários disponíveis

4) Wall Street

O documentário Wall Street, que por muitos já é considerado até mesmo um filme, não pode ficar de fora de nenhuma lista. Ele conta a história de dois protagonistas que tratam temas como poder, ganância e frieza.

Produzido em 1987, revela os bastidores da bolsa de valores de Nova York. Nela, os personagens percebem que são cercados de pessoas que visam apenas lucrar, a todo custo, mesmo se custar perda de investimentos e investidores.

5) Capitalism: A Love Story

Esse já é uma produção mais recente, de 2009, dirigida por Michael Moore. O documentário analisa o impacto que a dominação corporativa tem no dia dos americanos.

A produção tem como característica os seus leves toques de humor e explora a temática de até que ponto vale a paixão pelo capitalismo que os Estados Unidos têm.  O diretor ilustra bem os impactos de uma crise financeira sob uma visão crítica entre dois governos.

6) À caça de Madoff

Esse documentário é mais uma produção dos anos 2000. Produzida em 2010, à caça de Madoff conta como um investidor ficou praticamente dez anos tentando expor um esquema.

Nesse esquema, Bernard L. Madolf era suspeito de uma fraude que se especula a ultrapassar 60 bilhões de dólares. A produção é composta por várias entrevistas de peso, como Markopolos, Frank Casey e Neil Chelo.

A direção é de Jeff Prosserman e o suspeito foi preso em 2008.

7) Inside Job – A verdade da crise

Também produzido em 2010, esse documentário foi indicado ao Oscar e tem como diretor Charles Ferguson.

Inside Job também aborda os fatos durante a crise de 2008, sendo narrado por Matt Damon. O diretor teve como base uma pesquisa longa com várias entrevistas de políticos, economistas e jornalistas para entender a crise e as mentiras escondidas por trás do mercado americano.

Gostou dessas dicas? Assistir documentários e filmes podem aumentar a sua experiência para temas relevantes, além de ocupar um pouco o seu tempo nas horas vagas.

+ Confira 12 filmes e séries sobre finanças na Netflix

Uma boa pedida para o final de semana e para a quarentena. Compartilhe com os amigos para que mais pessoas possam ter acesso!

The post 7 documentários sobre o mercado financeiro appeared first on FinanceOne.


7 documentários sobre o mercado financeiro Publicado primeiro em https://financeone.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário