quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Aprenda a utilizar o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo de troca de mensagens. O app promete ajudar empresas, principalmente de pequeno e médio porte, a aprimorar a comunicação com clientes.

Todo profissional, pessoa física ou jurídica (PMEs), pode obter muitas vantagens usando o WhatsApp Business.

WhatsApp Business
O WhatsApp Business foi lançado e se torna uma nova oportunidade para fidelizar seus clientes

Empresas do setor do comércio físico e virtual e prestadores de serviço são os principais usuários da ferramenta.

Vale destacar que hoje o aplicativo já tem versão para o sistema iOS, do iPhone, e Android.

Como se cadastrar no WhatsApp Business?

Para você começar a usar o WhatsApp Business em seu negócio, primeiro é preciso baixar o app.

Depois, é só fornecer a descrição, o telefone e o endereço do seu negócio e, em seguida, confirmar o número.

Talvez seja necessário informar também o site e horário de funcionamento da empresa.

7 recursos disponíveis no aplicativo

1 – Perfil Comercial – possibilidade de criar um perfil com informações úteis para os clientes, como uma descrição empresarial, e-mail, site e endereço.

2 – Mensagens Automatizadas – é possível criar mensagens de boas-vindas assim como automatizar mensagens de ausência quando seu negócio estiver fora do horário de atendimento.

3 – Respostas Rápidas – salve mensagens pré-definidas para responder perguntas mais frequentes dos clientes.

4 – Estatísticas do fluxo de mensagens – tenha acesso a métricas simples, como número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas para entender o que está ou não funcionando para sua empresa.

5 – Etiquetas – organize seus contatos e os classifique com etiquetas para encontrá-los com facilidade quando precisar.

6 – WhatsApp Web – é possível enviar e receber mensagens usando o WhatsApp Business no computador.

7 – Tipo de conta – seus contatos saberão que estão se comunicando com uma empresa, pois na versão Business o WhastApp classifica o perfil como conta comercial.

Aprenda a configurar passo a passo

1 – Acesse o WhatsApp Business;

2 – Clique no menu de configurações (os três pontinhos no canto superior direito da tela);

3 – Abrirá o menu de configurações;

4 – Acesse a guia “configurações da empresa”;

5 – Clique em “mensagem de saudação”;

6 – Clique no botão de ativar o envio de mensagem de saudação, digite a sua mensagem e clique em “Ok” e clique em “salvar” no canto superior direito da tela.

Como colocar as mensagens de ausência?

Para configurar a mensagem de ausência os passos a serem seguidos são bem parecidos com a configuração de saudação, mas para que não reste nenhuma dúvida, vamos fazê-lo novamente com você.

1 – Acesse o WhatsApp Business;

2 – Clique no menu de configurações (os três pontinhos no canto superior direito da tela);

3 – Abrirá o menu de configurações;

4 – Acesse a guia “configurações da empresa”;

5 – Clique em “mensagem de ausência”;

6 – Clique no botão de ativar o envio de mensagem de ausência – Depois digite a sua mensagem e clique em “Ok”. A diferença aqui é que você pode configurar a frequência com a qual a mensagem será enviada e se ela irá para todos os seus contatos.

7 – Na opção Horário, programe quando você deseja que suas mensagens de ausência sejam enviadas. Você pode escolher:

  • Enviar sempre;
  • Horário programado;
  • Fora do horário comercial (para esta opção, você precisa configurar o horário de funcionamento da sua empresa).

8 – A próxima etapa para você configurar a sua mensagem de ausência é “Destinatários”. Aqui, você define quem receberá a sua mensagem de ausência. As opções são:

  • Todos;
  • Ninguém na agenda de contatos;
  • Todos com exceção de;
  • Enviar apenas para;
  • Personalize segundo as necessidades do seu negócio.

Por fim, clique em salvar no canto superior direito da tela.

Qual a vantagem da ferramenta?

O WhatsApp Business é uma boa alternativa para pequenas e médias empresas que querem estruturar uma melhor comunicação com o cliente.

O aplicativo aproxima lojista e consumidor, permitindo um atendimento mais personalizado. Além disso, é prático, ágil e, na versão tradicional, bastante utilizado pelo público.

Para se ter uma ideia, enquanto a taxa de abertura de uma campanha de e-mail marketing gira em torno de 15%, sendo a taxa de cliques não maior que 5%, a taxa de abertura de mensagens pelo WhatsApp é de quase 100%.

Além disso, a interação dos usuários com o conteúdo é de praticamente 80%.

A diferença do alcance e do potencial de engajamento do público-alvo entre os dois tipos de campanhas é gigantesca. Ou seja, essa é certamente a maior vantagem de desenvolver ações de vendas pelo WhatsApp Business.

Otimize suas vendas por meio do aplicativo

1 – Tenha um número de telefone específico para a empresa

Usar o WhatsApp pessoal para atender aos clientes dificulta a organização do lojista, que corre o risco de mandar mensagens por engano. Além disso pode soar pouco profissional para alguns clientes.

2 – Capriche no perfil

Ele será o cartão de visitas da sua marca. Então, faça uma descrição bem redigida e instigante.

Uma dica é usar o logotipo da empresa para passar mais segurança ao consumidor e reforçar a confiabilidade do seu negócio.

3 – Seja educado e prestativo

Esclareça as dúvidas do público de maneira clara e concisa e responda rapidamente às mensagens. Também esteja aberto às reclamações dos clientes.

WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma forma de você se comunicar com o seu cliente

Contudo, lembre-se que críticas e sugestões fazem parte de qualquer negócio. Por isso, o lojista deve lidar bem com elas e nunca as levar para o pessoal.

4 – Tenha atenção com a gramática

Evite erros ortográficos ou frases mal construídas. Já pensou pedir informações a um vendedor e ele falar muito errado ou de maneira desconexa?

Afinal, além de confundir o cliente, isso diminui a credibilidade da empresa.

5 – Não use o aplicativo como única forma de contato com o público

Lembre-se: há clientes que usam muito pouco o celular. Pensando nisso, crie uma estratégia de comunicação que também envolva redes sociais e e-mail, por exemplo.

6 – Abuse e use da organização

O WhatsApp Business é um aplicativo que proporciona diversos mecanismos e ferramentas para quem o utiliza. Ele pode ser bastante favorável e, diferente do app tradicional, dá uma maior chance de organização.

Por isso, abuse e use das suas ferramentas internas para que você não confunda os clientes, dê ordem de urgência ou prioridade, além de saber exatamente com quem está falando naquele momento. As etiquetas são excelentes aliadas para essa organização fundamental.

O aplicativo sugere algumas como:

  • novo cliente;
  • novo pedido;
  • pagamento pendente;
  • pago;
  • pedido finalizado;

Mas, você pode adicionar outras para deixar do seu jeito ou de acordo com o seu perfil de negócio.

Como baixar o WhatsApp Business?

O primeiro passo é baixar o aplicativo. É importante destacar que o app está disponível tanto para usuários de iOS como também para os de Android, podendo qualquer pessoa baixá-lo. Afinal, ele é gratuito.

Para quem usa aparelhos do sistema iOS, basta ir até a loja da AppStore e pesquisar pelo nome do aplicativo. Feito isso, basta clicar no botão de download.

Para quem usa aparelhos do sistema Android, a orientação é ir até a loja da PlayStore e pesquisar pelo nome do aplicativo. O procedimento é bem parecido e, assim que encontrar, basta clicar no botão de fazer o download.

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