sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Empréstimo para aposentados: como funciona?

Independente da profissão ou da idade, os imprevistos podem acontecer para todos e a qualquer momento. Até mesmo quem já está aposentado às vezes pode precisar de dinheiro para resolver alguma pendência e, por isso, é preciso saber como funciona o empréstimo para aposentado.

Solicitar um empréstimo é uma opção quando precisamos imediatamente de dinheiro e não temos naquele momento. Mas é sempre muito importante tomar alguns cuidados para não transformar tudo em dívidas.

Se você quer saber como funciona um empréstimo para aposentado, continue a leitura deste texto. Explicaremos os tipos de empréstimos disponíveis e os juros.

Veja as opções de empréstimo para aposentado

Antes de informar quais são os tipos de empréstimo, vale lembrar que eles precisam ser seguros e confiáveis.

Além disso, é de extrema importância que o empréstimo possa ser pago dentro da realidade da aposentadoria do INSS para não acarretar em possíveis dívidas.

Dito isto, veja a seguir quais as possibilidades de empréstimo para aposentado.

Empréstimo pessoal para aposentado e pensionista

O empréstimo pessoal é disponibilizado por vários bancos e instituições financeiras para pessoas físicas. As taxas de juros e o Custo Efetivo Total (CET) podem variar conforme a instituição.

As parcelas do empréstimo são pagas mensalmente através de débito automático, cheque pré-datado ou boleto bancário.

Esse tipo de empréstimo, porém, fica mais difícil para quem está negativado. Isso porque as instituições entendem que, nesse caso, as chances de inadimplência são muito maiores.

Ou seja, caso o aposentado esteja com o nome negativo será muito mais difícil dele conseguir o empréstimo pessoal.

+ Quais as vantagens de ter nome limpo?

Imagem com um idoso de lado olhando para frente para ilustrar o texto sobre empréstimo para aposentado
Aposentados podem recorrer ao empréstimo consignado ou pessoal

Empréstimo consignado para aposentado

Outra modalidade de empréstimos para aposentados é o empréstimo consignado. Ele foi criado pela Medida Provisória (MP) nº 130/2.003 com o objetivo de diminuir o endividamento de trabalhadores, servidores públicos e aposentados.

A proposta do consignado é oferecer taxas de juros mais baixas no mercado e, além disso, maiores prazos para pagamento.

No caso dos aposentados, o desconto é feito diretamente sobre o benefício do INSS. O valor máximo para o empréstimo é de 35% do valor mensal do salário, aposentadoria ou pensão.

Ou seja, se a pessoa recebe R$2 mil por mês, ela poderá pedir até R$700 de empréstimo.

Em função da pandemia do coronavírus, o INSS regulamentou novas regras de empréstimos para os aposentados.

Uma delas se refere ao desbloqueio para consignados. Agora, o prazo é em 30 dias após a concessão dos benefícios. Antes da pandemia, o vencimento era de 90 dias.

A taxa de juros do empréstimo consignado

O empréstimo consignado tem as melhores taxas de juros do mercado e as mais baixas.

As taxas são baixas porque as instituições têm garantias de que o empréstimo será pago, já que é descontado diretamente na folha de pagamento.

Em março deste ano, a taxa de juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionais passou a ser de 1,80% ao mês.

Os prazos para pagamento do empréstimo consignado e documentos necessários

Por conta das alterações feitas na regulamentação do consignado para os aposentados, um aposentado poderá solicitar um prazo de até 84 meses para pagar sua dívida. O prazo anterior era de 72 meses.

Além disso, o aposentado pode solicitar até nove empréstimos. Em geral, o dinheiro cai na conta em até cinco dias após o pedido.

Os documentos necessários para solicitar um empréstimo consignado são:

  • documento de identificação com foto;
  • comprovante de residência;
  • CPf;
  • extrato do INSS;
  • documento da conta do banco em que o empréstimo será depositado.

Dicas importantes antes de solicitar um empréstimo

–> Como falamos, não é difícil fazer um empréstimo pessoal ou consignado. Mas só faça isso caso haja necessidade para evitar futuras dívidas. Portanto, faça uma avaliação para saber se é mesmo necessário solicitar o empréstimo.

–> Antes de pedir o empréstimo, faça um planejamento financeiro. Veja quanto de dinheiro será preciso para pegar emprestado e em quanto tempo poderá ser pago.

–> Compare as condições dos dois empréstimos para aposentando. Assim, é mais fácil de analisar qual melhor se adapta melhor a situação.

Com esse conteúdo ficou mais fácil entender as diferenças de empréstimos para aposentado, não é? Agora avalie toda a situação e veja qual será a melhor opção!

E você, gostou do nosso texto? Acha que pode ser útil para alguém? Então compartilhe nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a saberem sobre o assunto.

The post Empréstimo para aposentados: como funciona? appeared first on Financeone.


Empréstimo para aposentados: como funciona? Publicado primeiro em https://financeone.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário