quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Conheça 4 exemplos de renda passiva

Muitas pessoas sonham pelo dia que poderão viver somente de renda ou com os lucros do dinheiro que aplicam. Porém, alguns não sabem como fazer o dinheiro valorizar. E é nessas horas que entra a renda passiva. Você sabe o que é? Sabe quais são os exemplos de renda passiva?

Para começar, vamos explicar o que é uma renda passiva. Ela nada mais é do que um rendimento, uma atividade ou ocupação que não demanda um trabalho contínuo. Mas ainda assim é capaz de gerar rendimentos para você.

Porém, as atividades de renda passiva costumam envolver uma grande quantidade de trabalho durante o processo de criação. Mas depois de finalizadas, elas podem gerar lucros estáveis durante um bom tempo.

Renda passiva x Renda ativa: conheça a diferença

Antes de falarmos sobre os exemplos de renda passiva, você precisa conhecer a diferença entre a renda passiva e ativa. Isso é importante para que não confunda uma com a outra.

A renda ativa é a que depende diretamente do seu esforço, trabalho e tempo. E é justamente dela que a maioria dos brasileiros tira a sua renda mensal. Sendo assim, você vende o seu tempo de trabalho em troca de um salário.

Outro exemplo de renda ativa são os autônomos, que vendem a capacidade de produzir pelo preço do produto.

Já a renda passiva é o dinheiro que você ganha sem depender diretamente de si mesmo. Não entendeu, calma que o FinanceOne te explica.

Um dos exemplos de renda passiva é um aposentado que recebe benefício do INSS todo mês. Ele não trabalha ativamente, mas recebe o dinheiro como forma de recompensa pelos anos de atuação.

Outro exemplo é um investidor, que terá como recompensa pelo esforço do trabalho e de poupar, os lucros do que aplicou anos antes. Além de ter o tempo dos juros compostos dos investimentos trabalhando a seu favor.

Conheça 4 exemplos de renda passiva

Se você quer viver de renda passiva, mas não sabe por onde começar fique tranquilo. Separamos alguns exemplos que podem te ajudar a viver desse tipo de renda. Confira!

1) Tesouro IPCA com juros semestrais

O Tesouro Direto é uma boa forma de ter renda passiva, sendo ainda fácil e seguro. Além disso, sem a necessidade de um alto investimento.

No caso do tesouro IPCA, o rendimento é atrelado à variação do indicador da inflação do Brasil, somado a uma taxa já prefixada, na qual o investidor já sabe no momento em que adquire o título. 

Os juros semestrais possibilitam retornos neste período, enquanto outros tipos de investimentos pagam apenas no fim.

Mas, é importante lembrar que ter um título com pagamentos semestrais faz com que ele renda um pouco menos do que o sem juros semestrais.

2) Aluguel

Outra forma de renda passiva são os aluguéis, por exemplo, de imóveis – uma das formas mais comum, prática e fácil de conseguir monetização. E muita gente tem feito aquisição de imóveis com essa finalidade.

No entanto, há algumas desvantagens. Um imóvel é caro e muita gente pode não ter condição de arcar e manter um, já que precisa de manutenção e reparos constantes.

Além disso, o custo de adquirir um também pode ser maior ainda, visando localidade, tipo, e estrutura de aquisição. Além disso, tem as contas fixas.

Para que essa renda passiva não se torne uma despesa, tenha um bom planejamento e organização financeira.

3) Debêntures

As debêntures são títulos de dívidas que podem ser emitidos por empresas para captação de recursos. Elas são consideradas outro tipo de renda fixa e passiva para que você invista o seu dinheiro.

Nesse caso, você não empresta o seu dinheiro para o governo e nem para instituições financeiras, mas sim para empresas não financeiras.

Mas, é importante destacar que esses investimentos não recebem a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), aumentando o risco.

Fundos Imobiliários
Existem diversos exemplos de renda ativa para que você possa ter um dinheiro extra

Por isso, elas dependem da solidez da empresa emissora para que se tornem seguras e rentáveis. O preço deste risco está incluso na rentabilidade das próprias debêntures, que pode ser superior aos demais títulos de renda fixa. 

Já em debêntures de amortização, o risco é um pouco menor, uma vez que recebem capital de volta antes mesmo do vencimento.

4) Canal no YouTube

Se você tem habilidade para falar em vídeo e domina algum tipo de conteúdo, criar um canal no YouTube pode ser uma excelente maneira de adquirir uma renda neste formato. Mas, neste caso, o retorno não é tão rápido e nem fácil.

Isso mesmo, vai exigir de você um esforço ainda maior, para que, a longo prazo, você perceba um retorno gradativo. E, ao contrário do que muitos pensam, é possível viver dessa renda.

Mas, é necessário construir projetos, conteúdos e vídeos que agreguem valor a vida das pessoas. É a famosa moeda de dois lados, você precisa dar algo para alguém para poder ganhar.

E esse dar algo não precisa ser financeiro, pois conhecimento também tem muito valor.

Gostou dessa dicas? Esse conteúdo te ajudou de alguma maneira? Então que tal compartilhá-lo nas redes sociais com outras pessoas? Ah, e confira também algumas dicas do que vender para ter uma renda extra.

The post Conheça 4 exemplos de renda passiva appeared first on Financeone.


Conheça 4 exemplos de renda passiva Publicado primeiro em https://financeone.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário