O FGTS Digital é o novo sistema que o Governo Federal quer implementar para realizar o recolhimento do Fundo de Garantia por meio do Pix.
Ele será uma plataforma que irá reunir a arrecadação, apuração, lançamento e a cobrança do fundo.
O Ministério da Economia já informou que o sistema permitirá o acompanhamento digital das contribuições realizadas pelas empresas.
O chefe da Divisão de Fiscalização do FGTS da Subsecretaria da Inspeção do Trabalho, Audifax Franca Filho, informou que essa possibilidade poderá reduzir os custos para as empresas.
“É certo, oportuno e um dos alvos do nosso projeto de impacto na redução de custo. Eles estariam diretamente associados, em princípio, às tarifas de arrecadação.”
É importante frisar que desde fevereiro deste ano está sendo disponibilizado o saque digital do FGTS. Para ter acesso, o trabalhador precisa acessar o aplicativo do Fundo de Garantia para realizar a consulta dos valores já liberados.
Pela plataforma também é possível solicitar o saque do dinheiro disponível. Para isso, é preciso informar uma conta bancária da sua titularidade. Vale ressaltar não existe necessidade de comparecer a uma agência.
FGTS Digital deverá começar a funcionar em 2021
O FGTS Digital pode começar a funcionar já em janeiro de 2021, junto ao recolhimento do Fundo de Garantia por meio do Pix.
De acordo com o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução, João Manoel Pinho de Mello, essa parceria contribuirá para a adoção do Pix pela população.
Além de ampliar as alternativas disponíveis para as empresas com potencial de melhorar a eficiência da gestão dos recursos.
“Essa possibilidade traz competição ao sistema financeiro, ao permitir que qualquer instituição que seja participante do Pix possa efetivar o pagamento do FGTS ou da contribuição social sem a necessidade de estabelecimento de convênios bilaterais.”
Uma boa notícia é que o Pix tem potencial para aumentar a rentabilidade do FGTS. Em 2019, os empregadores do Brasil emitiram e realizaram pagamento de mais de 70 milhões de guias, recolhendo R$120 bilhões para as contas dos trabalhadores.
Você sabe o que é o Pix, que será usado pelo FGTS Digital?
Os principais bancos, tradicionais e digitais, começaram a falar muito sobre o cadastro do Pix nas últimas semanas.
Pelas redes sociais, nos aplicativos oficiais e principais canais não faltaram informações e campanhas para conscientizar os usuários.
Mas, você já sabe o que é o cadastro Pix e para que ele funciona, além de como será utilizado?
Primeiro é preciso saber que essa será uma modalidade utilizada por todas as instituições financeiras do país.
O Pix foi anunciado pelo Banco Central, como um novo sistema de pagamentos a ser oferecido pelas instituições financeiras de todo o país a partir de novembro.
Com ele, os usuários poderão realizar transferências entre bancos diferentes e usuários de outra titularidade em dez segundos.
A proposta do Pix é agilizar um processo que hoje é demorado e funciona apenas em dias úteis. É importante ressaltar, ainda, que o pagamento via Pix poderá ser realizado em qualquer dia e horário, incluindo finais de semana.
Com essa proposta, o cadastro no Pix tem como diferenciais: um pagamento rápido para tornar as transferências mais ágeis.
Atualmente, as empresas financeiras têm restrições de dias e horários para a realização de DOC e TED, atrasando e comprometendo transferências e pagamentos em caráter de urgência.
É importante destacar que as transações via Pix poderão ser feitas:
- Entre pessoas;
- Pessoas e estabelecimentos comerciais;
- Entre estabelecimentos;
- Para entes governamentais, no caso de impostos e taxas.
O sistema do Pix funcionará 24 horas por dia e sem limitações. As transações poderão ser feitas em qualquer dia do ano.
Gostou dessa novidade? Você já conhecia o FGTS Digital e que ele terá a modalidade Pix para agilizar a retirada? Então confira mais detalhes e notícias sobre Fundo de Garantia no site do FinanceOne.
The post FGTS Digital: o que já se sabe sobre novo sistema do Governo appeared first on Financeone.
FGTS Digital: o que já se sabe sobre novo sistema do Governo Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário