Devido ao cenário econômico nada atrativo, as pessoas estão buscando novas alternativas para investimento. Por isso, investir em Bitcoin pode ser uma prática comum na vida dos brasileiros.
A maioria dos novos investidores acaba cometendo alguns equívocos, afinal, não está familiarizada com o assunto. Principalmente, porque o Bitcoin é um dos ativos que mais valorizou no mercado financeiro.
Portanto, saiba no que está investindo, pesquise, estude e se informe. Informações equivocadas sobre um ativo são um enorme obstáculo à tomada de decisões e costumam ser uma porta de saída frequente de investidores insatisfeitos.
A seguir, confira sete erros que você não deve cometer ao investir em Bitcoin. Confira!
1 – Não conhecer o seu perfil de investidor
Investir em Bitcoin requer o conhecimento do seu perfil de investidor. Basicamente são três:
- conservador;
- moderado;
- arrojado.
O investidor conservador é aquele que pretende correr os menores riscos do mercado financeiro. Já o investidor moderado gosta de correr alguns riscos para ter um retorno maior do que o previsto.
Por fim, o arrojado se sente confiante em correr riscos no curto e no longo prazo, em busca da melhor rentabilidade oferecida pelo mercado. Geralmente a sua carteira de investimentos é composta por ações, debêntures, criptomoedas, commodities, entre outros.
2 – Não fazer um planejamento
Não planejar é o pior erro que se deve ter na hora de investir em Bitcoin. É preciso ser estratégico e conhecer os objetivos pelos quais você deseja investir antes de tomar qualquer decisão.
As chances de perdas financeiras são ainda maiores quando não se sabe onde quer chegar. Por isso, conheça suas necessidades, seus objetivos, seus desejos e, posteriormente, comece no mercado financeiro.
3 – Não ter conhecimento financeiro
Esse é um dos principais erros ao investir em Bitcoin: a falta de conhecimento financeiro e de mercado.
Já imaginou disputar um jogo sem saber as regras? As chances de você perder são enormes!
No mercado financeiro, investir sem conhecer as diversas aplicações financeiras é a mesma coisa, já que os melhores investimentos são aqueles que estão de acordo com o seu perfil de investidor.
Quando se tem isso em mente, é muito mais fácil investir dinheiro e otimizar os seus recursos.
4 – Não saber onde investir em Bitcoin
É preciso buscar uma “exchange”, instituição que negocia Bitcoin para pessoas físicas. Elas são semelhantes às casas de câmbio. Além de vender, também guardam o dinheiro virtual.
No Brasil, há cerca de dez instituições desse tipo, sendo que três respondem pela maior parte das negociações: FoxBit, Mercado Bitcoin e Bitcointoyou.
5 – Falta de cuidado com serviços online
Você deve estar atento a qualquer serviço designado para a armazenar o seu dinheiro online.
Muitas carteiras de troca de moedas virtuais sofreram falhas de segurança no passado. Porém, a maioria dos serviços ainda não proporciona respaldo necessário para guardar a moeda como os bancos fazem.
Por consequência, você pode querer utilizar outros tipos de carteiras Bitcoin para guardar sua moeda. Caso contrário, você deve escolher esses serviços cautelosamente. Além disso, o uso da autenticação de dois fatores é recomendado.
6 – Não diversificar a carteira
Outro erro comum ao investir em Bitcoin é a falta de diversificação das aplicações em criptomoedas.
Quando se concentra capital em apenas um tipo de investimento, você está aumentando o risco de perda, pois se algum evento atrapalhar o mercado financeiro, não será possível recuperar o dinheiro investido.
A melhor maneira de evitar isso é dividir sua quantia monetária em mais de um investimento.
Existem diversos tipos de moedas digitais, mas lembre-se de analisar as oportunidades de investir conforme o seu perfil para que isso não se torne prejudicial a você.
+ 10 criptomoedas além do Bitcoin que você precisa conhecer
7 – Querer retorno rápido ao investir em Bitcoin
Muitos investidores têm o desejo de ficarem ricos da noite para o dia. Contudo, essa vontade pode ser a sua pior inimiga.
Afinal, a expetativa de ser rico pode fazer com que você cometa equívocos na hora de tomar suas decisões sobre como investir dinheiro.
Cuidado com esquema de pirâmide. Ela é constatada quando o retorno do investimento depende exclusivamente da entrada de novos investidores, em uma dinâmica que se torna insustentável ao longo do tempo.
Não é o que ocorre com esta criptomoeda, cuja cotação é definida pela demanda, por variações do mercado e, também, pelo fato de que há um número limitado de moedas.
Ainda está em dúvida se vale a pena aplicar seu dinheiro em criptomoedas? Então confira 5 motivos para investir em Bitcoin ainda em 2020.
The post 7 erros comuns ao investir em Bitcoin appeared first on Financeone.
7 erros comuns ao investir em Bitcoin Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário