A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) anunciaram o “não perturbe” dos bancos.
O objetivo é acabar com as ligações telefônicas oferecendo crédito consignado para seus clientes e aposentados.
A medida faz parte de um novo sistema de autorregulação de oferta de crédito consignado.
Na prática, o consumidor terá a liberdade para escolher se quer ou não receber ofertas desse tipo de empréstimo.
A plataforma funcionará de maneira semelhante à lista para ligações de telemarketing, adotada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Até o momento, 23 bancos aderiram ao sistema de autorregulação. Os clientes bancários e aposentados cadastrarão o número do telefone em site a ser divulgado.
A partir da inscrição, os bancos e correspondentes terão 30 dias para não ligarem mais com oferta de crédito.
A previsão é que essas novas regras entrem em vigor a partir de 2 de janeiro de 2020.
Bancos que já aderiram ao “Não Perturbe”
As 23 instituições que aderiram ao “não perturbe” correspondem a 97,88% do volume de crédito consignado de bancos em todo o país.
São elas:
Agibank;
Alfa;
Banco do Brasil;
Banco do Nordeste;
Banrisul;
Barigui;
Bradesco;
BMG;
BRB;
Caixa;
Cetelem;
CCB;
Daycoval;
Estrela Mineira;
Inter;
Itaú;
Mercantil;
Pan;
Paraná Banco;
Safra;
Santander;
Sicredi;
Votorantim.
INSS registra quase 150 mil reclamações
Quase 150 mil aposentados e pensionistas do país relataram casos de possíveis práticas abusivas de empresas financeiras. Os dados são dos últimos três anos do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
Segundo o INSS, houve aumento entre os anos de 2017 e 2018. Elas passaram de 63.404 reclamações para 75.529.
Em 2019, nos primeiros três meses já foram 10.867 manifestações de aposentados e pensionistas.
Todos relatando que bancos e instituições financeiras ligaram oferecendo crédito consignado.
Ligações de telemarketing já podem ser bloqueadas
Consumidores já podem bloquear ligações de telemarketing de operadoras de telefonia móvel, fixa, internet e TV por assinatura. Basta se cadastrar em uma lista nacional do site “Não Me Perturbe“.
Ao acessar a página do “Não me perturbe”, o usuário poderá:
-> Consultar se seu número já está cadastrado;
-> Cadastrar seu número para ser bloqueado;
-> Solicitar desbloqueio e voltar receber ligações de empresas de telemarketing
Ao fazer inclusão no cadastro, o cliente poderá escolher a operadora ou o tipo de serviço sobre o qual não quer receber ligações comerciais.
Estão listadas as seguintes empresas: Net, Claro, Sky, Tim, Oi, Nextel, Vivo, Algar Telecom e Sercomtel.
Contudo, o usuário terá que informar nome completo, CPF e e-mail para criar um login e senha de acesso.
O prazo para o bloqueio efetivo das ligações, após o recebimento da solicitação, é de 30 dias corridos. Caso o período ainda não tenha encerrado é necessário aguardar.
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