Hoje, coloco um pouco de reflexões para pensarmos o quanto nossa vida mudou nos últimos meses e o que estamos fazendo neste período de Covid-19. Ficou claro que o autocuidado, seja ele emocional, físico e espiritual se faz muito presente na vida de todos.
Qual o resgate fiz nas minhas relações sociais e profissionais durante esse período? O que estou fazendo para cuidar da minha saúde? Quais são as reflexões e aprendizado?
Que história vamos querer contar sobre esse tempo que vivemos? O período de isolamento está terminando e precisamos refletir sobre o que vivemos nesse período e qual foi o aprendizado.
O retorno às atividades sociais e profissionais em breve irão acontecer e precisamos nos preparar para esse novo tempo.
+ Coronavírus: o que a pandemia nos deixa de aprendizado?
Empresas devem elaborar projetos para o pós-pandemia
As empresas devem se preparar e trazer preocupação e alguns pilares importantes para o retorno dos colaboradores às rotinas do trabalho.
Como projetos de isolamento, distanciamento, proximidade permitida, educação, treinamento para todos, plano de comunicação eficiente, monitoramento de saúde no retorno desses colaboradores e principalmente atitude de acolhimento.
O Sesi criou uma cartilha sobre essa retomada pós-pandemia da Covid-19 e entre elas destaca:
Ambiente – adequações no Ambiente de Trabalho
Medidas administrativas preventivas – organização, limpeza, layouts de trabalho, treinamentos e capacitação.
Rotina – novas rotinas de trabalho
Padrões de fluxos, instruções e novos comportamentos nos ambientes de trabalho (trabalhadores, clientes, visitantes e fornecedores).
Saúde
Ciclo de cuidado com as pessoas: implementar um programa de gestão da saúde das pessoas (imunização, monitoramento de assintomáticos, manejo clínico, retorno ao trabalho, uso de testagem e telemedicina).
Pesquisa
Estudos populacionais e de soluções inovadoras para melhor enfrentamento da doença nas empresas.
O objetivo dessa cartilha é atuar na orientação e implementação de planos de retorno ao trabalho e aumento gradual. Além do seguro das atividades produtivas no contexto da pandemia, alinhados aos critérios de efetividade científicos e às definições das autoridades públicas.
A finalidade desse projeto é impactar na redução do risco de contaminação e preservar a saúde, contribuindo para a manutenção de emprego e renda.
+ Confira a cartilha do Sesi na íntegra!
Coronavírus ressalta importância do autocuidado
Vale ressaltar a importância de cada indivíduo ser responsável por suas atitudes e o autocuidado. Ficou claro nesse isolamento que sem nossa saúde, nada conseguimos.
O trabalho e a vida social devem ser normais e desejados. Manter hábitos saudáveis e regulares, alimentares, exames periódicos, dormir bem, conectar-se com sua espiritualidade e, principalmente, cultivar bons relacionamentos.
Afinal, as relações humanas são fundamentais, mantenha bons relacionamentos e seja feliz. É hora de:
- Fortalecer os relacionamentos;
- Aprimorar conhecimentos e trocar experiências;
- Criar diálogos e oportunidades;
- Ter autocuidado.
Que o retorno seja leve e menos traumático que o isolamento.
Sobre Tânia Machado
Além de Diretora Executiva da TM Jobs com 20 anos de atuação e experiência na área de saúde, possui forte relacionamento com líderes e formadores de opinião do setor de saúde Sua longa trajetória traz como diferencial um profundo conhecimento do setor.
Sua expertise em curadoria de conteúdos para eventos do setor, marketing e comunicação do setor de saúde.
Apoia empresas a identificar oportunidades, conectar interesses com projetos customizados.
Atua como Palestrante, é Vice-Presidente de Saúde Corporativa da Associação Brasileira de Profissionais de RH (ABPRH).
Além de Conselheira do Instituto Brasileiro de Valor em Saúde (IBRAVS) e apresentadora do canal Valor em Saúde, programa semanal com entrevistas, o canal fica hospedado no Youtube e no Spotify.
The post Covid-19: que história vamos querer contar sobre esse tempo? appeared first on FinanceOne.
Covid-19: que história vamos querer contar sobre esse tempo? Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário