Ganhar dinheiro na internet já virou objetivo de muitas pessoas nessa era de tecnologia. E as plataformas de afiliados chegaram para facilitar esse ganho extra.
Por isso, você já pensou em ser um afiliado e ganhar dinheiro sem sair de casa?
Talvez você não esteja entendendo nada e esteja interessado pelo assunto. Ou já tenha ouvido falar das plataformas mas não entende ainda o potencial delas.
Você sabia que o “afiliado” já é considerado uma profissão tendência para os próximos anos? Assim como blogueiros e youtubers, tem tudo para ser a ocupação de milhares de pessoas.
A seguir, você vai entender melhor o que é o programa de afiliados, como funcionam as plataformas e como ganhar dinheiro com isso. Continue a leitura para saber mais!
O que é programa de afiliados?
O programa funciona por meio de uma plataforma de afiliação. É ela que faz a ponte entre o anunciante e o afiliado (explicaremos melhor esses termos mais adiante).
No entanto, há diversos tipos de programa de afiliados, entre eles CPC (Custo por Clique), CPA (Custo por Aquisição), CPL (Custo por Lead) e CPM (Custo por Mil Impressões).
Em alguns casos, é feita uma pré-seleção pelo anunciante para se certificar de que o afiliado está de acordo com sua proposta.
Na plataforma, o anunciante (dono do produto) disponibiliza o cadastro dos afiliados, os quais poderão “revender” o produto e ganhar comissão sobre as vendas.
É o anunciante que dita as regras. Ele informa nome do produto e público-alvo, define preço e comissão. A plataforma cobra uma taxa para hospedar essa parceria e fazer as transações.
Com isso, já é possível saber o valor líquido da venda e quanto o afiliado vai levar. Alguns anunciantes trabalham fortemente o relacionamento com seus afiliados, a fim de alavancar as vendas.
Nesse programa, as duas partes ganham. Há também premiações para os top afiliados, os que mais vendem.
Quais são os tipos de programas de afiliados?
Para fazer parte de um programa de afiliados você precisa saber o que é CPA. A sigla é a tradução de Cost Per Action (Custo por Ação). A remuneração do afiliado acontece quando um determinado objetivo é atingido.
Na maioria das vezes, esse objetivo é a venda. Mas há outras metas, veja a seguir:
Custo por clique (CPC)
A remuneração é efetuada por clique. Pode ser em banners, links e botões em artigos.
O pagamento é pelo tráfego qualificado, ou seja, um público interessado no anunciante. Normalmente tem o objetivo de aumentar o número de acessos do link final.
Custo por Aquisição (CPA)
É quando uma determinada ação é concluída por um usuário, como a venda de um infoproduto. É a forma mais utilizada no programa de afiliados.
Custo por Lead (CPL)
O chamado lead é o cadastro de um usuário, obtido por meio do preenchimento de um formulário. A comissão do afiliado se dá pela captura do lead.
Geralmente, é apenas um e-mail de contato, mas pode se expandir, desde área de interesse até telefone pessoal. O objetivo do anunciante é aumentar sua base de clientes, focado em segmentação do público.
Custo por Mil Impressões (CPM)
Nesse tipo, a comissão é paga a cada mil vezes que um anúncio é exibido. Normalmente o objetivo da campanha é exposição da marca e geração de tráfego.
Como funcionam as plataformas de afiliados?
Agora que você já sabe o que são as plataformas de afiliados e quais são os tipos de programa, chegou a hora de entender como elas funcionam.
As plataformas possibilitam a parceria entre produtores e anunciantes com os afiliados.
Elas facilitam a aferição das recomendações e promoções de produtos e serviços, para que possam ser efetuados os pagamentos de comissões. Sem as plataformas de afiliados, seria extremamente difícil o controle dessas comissões.
Para o afiliado, é totalmente gratuito se cadastrar na plataforma e começar a usar os links de produtos e serviços de anunciantes.
Já para os anunciantes, a plataforma desconta uma taxa sobre o valor do produto. Um mesmo anunciante pode ter uma rede ilimitada de afiliados.
Veja como funciona o processo
–> Quem quer ser um afiliado entra na plataforma e se cadastra gratuitamente.
–> O afiliado se inscreve nos produtos e serviços de seu interesse e aguarda a autorização do anunciante. Isso é geralmente um processo bem rápido e simples.
No entanto, vale lembrar que cada afiliado tem um link único de venda. É esse link que ele vai promover e divulgar para alavancar as vendas do anunciante.
O que acontece é que o sistema rastreia o clique no link e credita a venda ao afiliado, gerando a comissão.
Também é importante ressaltar que a venda não precisa ser no primeiro clique. Alguns anunciantes permitem que o rastreio permaneça por até 30 dias.
Ou seja, se um usuário clica no link de afiliado, vai para a página do anunciante, não compra, mas volta no prazo de 30 dias e realiza a compra, o afiliado ganha sua comissão.
Esse prazo é variável, podendo ser curto de até sete dias. Veja a seguir o que é possível com as plataformas de afiliados:
- Hospedar o produto e disponibilizá-lo para afiliação;
- Definir o programa de afiliação;
- Trackear os Cookies dos links de afiliado;
- Processar pagamentos e entrega do produto;
- Gerir as transações e ganhos;
- Controlar estatísticas de engajamento e conversão.
O papel de cada um nas plataformas
No programa de afiliados, há três agentes importantes e necessários para que a operação aconteça. Veremos agora as definições de anunciante, afiliado e cliente.
O anunciante
Ele é o dono do produto ou serviço. Pode ser uma empresa ou até mesmo um único profissional. É ele quem vai contratar o serviço da plataforma de afiliação, com o objetivo de criar uma rede de promotores, os afiliados.
Dessa maneira, ele consegue distribuir seu produto ao maior número de pessoas possível.
O afiliado
É responsável por promover o produto do anunciante em troca de uma comissão. Pode ser também uma pessoa ou uma empresa. Normalmente, para fazer essa divulgação, ele usa o chamado marketing de afiliado.
Ele usa estratégias de marketing digital em sites, blogs, redes sociais e outros canais para monetizar seus conteúdos. Quanto mais nichado é esse conteúdo, mais efetivo será o afiliado (trabalhando um produto que esteja de acordo com seu nicho).
O cliente
De fato, a pessoa mais importante em todo esse processo é, sem dúvidas, o cliente. É ele quem vai validar a eficiência da plataforma de afiliado, gerando lucro tanto para anunciante quanto para o afiliado.
Vale destacar, porém, a importância do bom relacionamento entre anunciante e afiliado. É um verdadeiro trabalho em conjunto, já que a venda é do interesse dos dois.
Para isso, ambos precisam manter um contato próximo e baseado em resultados, sempre analisando o que pode ser melhorado.
Um bom começo, por exemplo, é aliar a produção de conteúdo adequado pelo afiliado a uma oferta adequada do anunciante.
O top 8 das plataformas de afiliados
Agora que você já sabe tudo sobre plataformas de afiliados, que tal começar? Separamos as oito ferramentas mais utilizadas nesse mercado e que podem ser boas opções para os seus planos. Confira!
1) Afilio
A Afilio trabalho com vários modelos comerciais. Focada em marketing de performance, foi criada em 2008 e se consolidou por oferecer melhores resultados na web e no mobile, seja em leads, vendas ou exposição da marca.
Tem uma base de mais de 50 mil afiliados, selecionados e aprovados manualmente em cada campanha.
Foca em uma audiência segmentada e qualificada, nacional e internacional, com modelos de campanha por performance: você paga somente pelo resultado validado.
2) Hotmart
É a mais usada principalmente para cursos online. Permite cadastrar gratuitamente produtos digitais, configurar como eles serão entregues e definir os valores de venda e de comissão para os afiliados.
São mais de 700 mil usuários para afiliação. Já os afiliados podem selecionar os melhores produtos para a sua audiência e desenvolver uma estratégia de divulgação.
A Hotmart tem mais 70 mil opções de produtos em 24 categorias diferentes. Possui uma área de membros gratuita e, segundo eles, a maior taxa de conversão do mercado. Não precisa pagar nada para começar, você só paga quando fizer vendas.
3) Monetizze
O diferencial da Monetizze é um checkout focado na conversão. Na página de saída, é possível adicionar seu próprio chat, código do Google Analytics, escolher se vai ser obrigatório os campos como telefone, CPF e endereço, entre outras vantagens.
O sistema é totalmente integrado com as principais ferramentas de marketing digital do mercado, sem custo adicional. Disponibiliza pixel de conversão, recuperação de carrinho e recorrência, entre outros serviços.
4) Eduzz
A Eduzz tem o objetivo de ajudar pequenos e médios empreendedores a realizar suas vendas online de forma fácil, otimizada e mais barata.
Oferece um rico suporte por meio de variadas ferramentas. Entre elas Analytics, Central de Documentos Fiscais, Banco Virtual e recuperação de vendas.
Uma das grandes vantagens da Eduzz está na taxa de transação de 4,9%, a melhor do mercado.
Para os afiliados, ela oferece estratégias digitais, apoio de uma equipe dedicada em recuperar vendas e possibilidade de pagamento a partir de dois dias após a venda.
5) ClickBank
A ClickBank é considerada a maior plataforma de produtos digitais do mundo. Ao se cadastrar na plataforma, será gerado o ID de afiliado, que será a identificação do cliente na ClickBank.
Esse ID poderá ser utilizado para promover qualquer produto disponível na plataforma.
E diferentemente do Hotmart, no qual para cada produto é gerado um link de afiliado, na ClickBank o ID será o mesmo para qualquer produto disponível na plataforma.
6) UOL Afiliados
O programa do UOL Afiliados paga por cliques e possui algumas formas de customizar as propagandas.
Com isso, é possível utilizar os afiliados de vários produtos da UOL. Além disso, há serviços de hospedagem, loja online, e-mail marketing, entre outros.
Uma das vantagens dessa plataforma é que a UOL é uma marca forte, o que pode tornar os seus produtos boas referências.
Outro benefício é que a remuneração pode ser realizada pela mensuração de cliques, sendo uma oportunidade de ganhar dinheiro na internet.
7) Lomadee
O Lomadee é mais uma plataforma de afiliados disponível. Ele oferece as opções de ganho por clique e comissão por vendas.
A plataforma ainda apresenta grande quantidade de anunciantes e também permite a segmentação dos produtos por tipos.
Essa é uma boa alternativa para aqueles que desejam vender produtos físicos e de setores diferentes do mercado, desde os eletroeletrônicos até mesmo ao turismo.
Além disso, o pagamento é realizado mensalmente, por volta do dia 10, e é necessário ter uma conta no Bcash para receber o valor.
8) Amazon Associados
A Amazon também conta com um programa de afiliados. A empresa oferece um grande acervo de livros e outros produtos.
É uma boa plataforma para você indicar para sua audiência comprar, já que tem credibilidade e gera confiança sobre a entrega do produto. Além de contar com um preço justo.
Vale ressaltar que as comissões variam, mas podem chegar até a 9%, de acordo com o programa.
Outro benefício é que se os visitantes que chegarem ao site por meio dos seus links adquirirem outras ofertas, você também receberá uma comissão.
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