Todos nós sabemos que qualquer pessoa pode passar por problemas de saúde, não é? E não sabemos em qual momento isso pode acontecer. Por isso, muitas empresas oferecem plano de saúde empresarial.
No texto de hoje, falaremos sobre isso. Você sabe o que é o plano de saúde empresarial e como ele funciona na prática?
Esse tipo de benefício, por exemplo, é um dos mais procurados por trabalhadores na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho.
A seguir, confira tudo sobre plano de saúde corporativo. Boa leitura!
O que é plano de saúde empresarial?
Como o próprio nome induz, o plano empresarial é um convênio médico para os funcionários de alguma empresa. Por ser empresarial, ele possui algumas particularidades e vantagens específicas.
De uma forma geral, uma dessas vantagens é o preço oferecido para o consumidor, uma vez que é grande o número de adesões ao plano.
Além disso, algumas empresas também oferecem condições especiais para contratar, além do plano de saúde, o plano odontológico.
Por conta dessas características, muitas pessoas têm dúvidas sobre os planos empresariais e acham que são complicados de entender. A seguir, vamos explicar como eles funcionam. Continue a leitura.
Como funciona o plano empresarial?
Para ter um plano de saúde empresarial, você primeiro deve fazer parte de uma empresa, sindicato, associação ou conselho.
Vamos supor que você esteja vinculado a uma empresa. Neste caso, ela precisa ter parceria com uma operadora de planos e, assim, se você quiser aderir ao plano de saúde, terá que pagar uma taxa para tê-lo.
Normalmente, o valor é descontado na folha de pagamento do funcionário e ocorre no formato de coparticipação — a empresa arca com uma certa parte do valor.
Ou seja, a diferença básica entre um plano empresarial e um individual é que no empresarial você precisa ter vínculo empregatício.
Já no individual, você tem acesso direto com a operadora do plano, sem necessitar de algum vínculo.
Além disso, os valores costumam ser mais baixos em relação ao plano individual.
No plano empresarial, o funcionário pode incluir outros familiares, tais como: cônjuge, filhos e 3º grau de parentesco, desde que seja de sangue.
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Plano empresarial tem carência?
Sim, existe um período de carência no plano empresarial. A carência nada mais é do que o prazo previsto no contrato após o pagamento da primeira parcela.
Veja o exemplo:
Vamos supor que você pagou a primeira parcela do plano no dia 10. Se a carência do seu plano for de 30 dias, então você só poderá utilizar o procedimento no dia 10 do próximo mês.
No entanto, a carência pode variar de acordo com o contrato que foi feito. Mas no geral, elas seguem as normas da ANS, que são de:
- 24 horas para urgências e emergências;
- 30 dias para consultas e exames básicos;
- 180 dias para exames complexos, cirurgias, internações e procedimentos terapêuticos;
- 300 dias para partos.
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Quais procedimentos o plano cobre?
A cobertura de um plano empresarial funciona do mesmo jeito que os planos tradicionais. Portanto, deve oferecer os seguintes procedimentos:
- consultas;
- exames;
- tratamentos.
Vale lembrar, porém, que esses serviços podem sofrer variações de acordo com a operadora do plano e também com o tempo de carência.
Algumas empresas, por exemplo, não oferecem internações ou não fazem exames mais complexos. Por isso, é sempre importante olhar o site da ANS para conferir os procedimentos obrigatórios a todos os planos.
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