Antes de descobrir quais as vantagens do Open Banking para clientes e empresas, você precisa saber o que é essa nova realidade do mercado financeiro brasileiro, regularizada pelo Banco Central.
Open Banking significa “banco aberto”. No entanto, uma tradução mais precisa seria “sistema financeiro aberto”.
Ou seja, trata-se da abertura do leque de serviços financeiros ao consumidor para que ele tenha liberdade de levar suas informações financeiras à empresa que desejar.
Para funcionar, todo o mercado financeiro deve adotar uma tecnologia padronizada, com APIs, facilitando a portabilidade das informações.
Com isso, seria possível que um banco ofertasse seus produtos e serviços financeiros a clientes que sejam correntistas de outro banco.
O que é o Open Banking?
De acordo com o Banco Central, o Open Banking é composto pelo:
- Compartilhamento de dados, produtos e serviços;
- Abertura e integração de plataformas e infraestruturas.
Os objetivos do Open Banking são:
- Propiciar melhores produtos e serviços financeiros;
- Aumentar a eficiência;
- Aumentar a competição;
- Incentivar a inovação;
- Promover a cidadania financeira
Open Banking: confira 4 vantagens
1 – Liberdade
Ainda há bastante burocracia no que diz respeito a instituições financeiras, mesmo para abrir e fechar contas.
Muita gente acaba optando por aceitar serviços ruins de um banco por já ter um histórico de relacionamento com ele. O que facilita a tomada de crédito e outros benefícios.
Com o Open Banking, todos esses dados de relacionamento seriam migrados.
Isso resultaria em melhor prestação de serviço para garantir a retenção do cliente por parte dos bancos. Para o cliente, o Open Banking traz mais liberdade e reduz as burocracias dos processos.
2 – Menos custos para os bancos
O banco não precisa abrir mão de desenvolver sua própria tecnologia para seus sistemas nem precisa compartilhar essa tecnologia com seus concorrentes. Basta que ele integre seus sistemas por meio de APIs.
O que traria menor custo e corte nos gastos intermediários. Os processos também ficariam mais rápidos.
3 – Ambiente competitivo
Com o Open Banking, os bancos precisam sempre correr atrás de prestar o melhor serviço e oferecer o melhor produto a seus clientes.
Caso não o façam, correm grandes riscos de perder o cliente para a concorrência.
4 – Segurança de informações
Para que o sistema de Open Banking funcione, é preciso que o país crie leis e regras que o embasem. No Brasil, temos a LGPD, mas esse é apenas o primeiro passo.
Hoje, o Banco Central já estuda formas de garantir uma infraestrutura segura e tornar o Open Banking realidade.
Ascensão dos bancos digitais e desbancarizados
Como dito, o Open Banking propõe mudar a maneira como o mercado financeiro funciona.
Assim, não apenas os grandes bancos irão deter as informações financeiras das pessoas, mas também outras empresas. Tais quais fintechs, plataformas de crédito, e outras instituições relacionadas.
Vale ressaltar que, hoje, no Brasil, os cinco maiores bancos oferecem 70% do crédito.
De acordo com levantamento do coordenador o curso de Economia da Fundação Getulio Vargas-SP, Joelson Sampaio, as contas digitais podem ser 50% mais baratas do que as tradicionais para quem realiza poucas transações.
Esse movimento pode ajudar os mais de 60 milhões de pessoas que não possuem vínculo com nenhum banco, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse número representa quase 30% de toda a população e mais da metade do grupo economicamente ativo, com número estimado de 110 milhões de pessoas.
Esse segmento movimenta R$ 665 bilhões anuais. E, segundo informações do portal da Associação das Empresas de Recuperação de Crédito (ASERC), esse público foge das tarifas bancárias e atendimento ruim dos bancos tradicionais.
Além de não possuir interesse em estabelecer relacionamento com instituições financeiras. Você sabe quais tarifas bancárias podem ser cobradas? Confira no conteúdo exclusivo do FinanceOne.
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