Intercâmbio nos EUA continua uma das prioridades para boa parte dos brasileiros que viajam ao exterior para estudar. O país só perde para o vizinho Canadá como destino mais procurado.
É o que aponta a Pesquisa Selo Belta 2020 referente ao mercado de intercâmbio brasileiro de 2019.
O ranking segue com a Irlanda em terceiro, seguido por Reino Unido, Austrália e África do Sul. Completam a lista: Malta e Nova Zelândia.
Entre os tipos de programas mais procurados, os cursos de idioma seguem na frente. Por essa razão a duração de intercâmbio mais popular entre brasileiros é de até um mês ou entre quatro e seis meses.
As graduações cresceram em popularidade em relação à edição anterior, subindo uma posição para o terceiro lugar.
O que os brasileiros procuram com o intercâmbio?
Os cursos mais procurados para intercâmbio nos EUA pelos brasileiros em 2019 foram:
- Curso de idioma;
- Curso de idioma com trabalho temporário;
- Graduação;
- High School (colegial);
- Curso profissional, certificado ou diploma.
Quanto custa fazer intercâmbio nos Estados Unidos?
Fazer um intercâmbio nos EUA pode sair bem caro. Portanto, o primeiro passo para definir qual intercâmbio você vai fazer é escolher a cidade.
Seja em uma escola ou em uma universidade, a definição do local e tempo influencia diretamente na noção de valores. Por isso, vale recorrer aos orçamentos de diferentes agências.
Passar um mês em cidades maiores, como Nova York e San Francisco, por exemplo, custa entre US$ 2.000 e US$ 3.000. Esse valor não inclui passagens aéreas, nem despesas para manutenção no país.
Contudo, o cálculo final deve incluir desde gastos com alimentação, até eventuais opções de lazer e transporte local. E, lembre-se, a moeda norte-americana está valorizada frente ao real.
É possível trabalhar e estudar?
Essa é uma opção recorrente e ofertada por muitas agências de intercâmbio. O “Work and Travel” permite que o estudante passe o período no exterior trabalhando, de forma remunerada.
Entretanto, os interessados nesse formato devem já apresentar bom nível de proficiência no idioma, para dar conta das exigências no ambiente profissional. Isso porque há vagas que demandam como requisito, também, a matrícula em curso superior no país de origem.
Outra saída é o programa de Au Pair, bastante conhecido nos Estados Unidos. Nesse caso, o estudante estrangeiro fica, no mínimo, um ano em uma casa de família, servindo como babá em uma família local.
Ou seja, além de receber uma remuneração semanal, é possível aproveitar para estudar ao longo do período. Contudo, o au pair segue uma série de regras.
Por exemplo, a limitação de 45 horas de trabalho semanais, bem como exigência de folgas regulares.
Providencie a documentação necessária
Para fazer intercâmbio nos EUA é necessário ter um passaporte válido e solicitar, juntamente ao Consulado Americano no Brasil, o visto necessário para o programa que você escolheu.
O tipo do visto varia de acordo com o tempo de duração e o propósito do seu intercâmbio. De toda forma é necessário preencher um formulário online com as suas informações pessoais e comparecer ao consulado para entrevista.
Esse processo pode demorar, por isso é recomendado que você comece a olhar tudo com o máximo de antecedência.
Além disso, é preciso ainda contratar um seguro saúde (caso isso não esteja incluso no pacote) e providenciar a quantia que você deseja levar em dólar.
Faça um planejamento financeiro
É preciso planejar e estabelecer quanto você pode investir para realizar o sonho de intercâmbio nos EUA. Por isso, é fundamental ser realista com as suas possibilidades.
Não adianta escolher uma cidade com alto custo de vida, se você ficará com o orçamento muito comprometido.
No entanto, existem várias opções acessíveis e cidades menores que podem ser adequadas para quem deseja evoluir no nível de idioma. Pesquise o máximo possível!
Confira como se planejar financeiramente para um intercâmbio!
The post Quanto custa fazer um intercâmbio nos EUA? appeared first on Financeone.
Quanto custa fazer um intercâmbio nos EUA? Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário