Você fez uma compra pela internet que estava desejando há muito tempo, mas quando o produto chegou não era o que estava idealizando. E agora? É importante saber como cancelar a compra com cartão de crédito.
Outra situação recorrente é quando, na sua fatura, há uma cobrança desconhecida e você não faz ideia de como proceder. Saiba que é possível resolver isso também cancelando a “compra”.
Mas não são em todos os casos que o estorno no seu cartão de crédito pode ser feito. Há situações pontuais em que esse serviço pode ser solicitado.
Conheça algumas delas abaixo e saiba quais procedimentos são necessários em situações como essas.

5 ocasiões em que pode cancelar a compra no cartão de crédito
1 – Desistência de compra online
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é possível se manifestar contra a compra em até sete dias após o recebimento do produto.
Mas a solicitação do estorno só poderá ser feita quando o produto já estiver em suas mãos. Não há como fazer o pedido enquanto a mercadoria não for devidamente despachada.
2 – Falha na compra online
Percebeu que há uma cobrança diferente da que estava anunciada no site quando realizou a compra? É possível solicitar o estorno da diferença que foi cobrada indevidamente.
Entre em contato com a empresa da compra e informe sobre o seu problema. Mas é sempre bom prevenir e se certificar de que está comprando em um site sério.
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3 – Falha no pagamento de compra presencial
O valor descrito na sua nota fiscal ou na etiqueta do produto é diferente do que consta na fatura do seu cartão de crédito?
Neste caso, você também poderá solicitar o estorno do valor cobrado a mais sem problema algum.
4 – Compra indevida
Você tem a certeza de que não realizou determinada compra cuja cobrança veio listada junto com as demais que constam em seu cartão?
Neste caso é seu direito que seja feito o cancelamento dessa cobrança. E caso já tenha pago uma parcela sem perceber, mesmo assim poderá solicitar a devolução do valor pago.
5 – Não recebimento de um produto ou serviço
Se você comprou um móvel pela internet e ele não chegou na sua casa mesmo tendo estourado o prazo de entrega ou adquiriu um pacote de cursos online, por exemplo.
Ou se ainda que tenha passado a data para a disponibilização do link para o início das aulas, a empresa não enviou ao menos uma satisfação informando o ocorrido para o atraso no cronograma para o seu e-mail.
Nesses casos você também pode solicitar tranquilamente o cancelamento da compra e optar pela restituição do valor que foi acordado e pago por meio do seu cartão de crédito.
Como cancelar a compra no cartão de crédito e solicitar o estorno?
No caso da compra indevida, o primeiro procedimento a ser feito é entrar em contato com a administradora do seu cartão de crédito. Pois ela é a responsável sobre isso e não o lojista.
Pode ter havido uma clonagem do seu cartão ou terem usado a sua senha sem a sua permissão. Então tente resolver esse problema imediatamente, caso não reconheça a compra.
Você pode ter sido vítima de uma fraude e esse é um procedimento muito sério. Em alguns casos será necessário ir a uma delegacia para fazer um registro de ocorrência.
Solicitando o estorno
Nas demais situações como: desistência da compra virtual e falhas na compra online ou presencial, o estorno pode ser solicitado assim que o produto chegar ou que você reparar o erro.
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Como as faturas dos cartões de crédito são bem organizadas no sentido das datas, é possível solicitar o estorno hoje e a cobrança continue vindo neste mês e o estorno no próximo.
Mas não se preocupe quanto a isso, pois é bastante normal. Posteriormente, esse valor que você terá que pagar constará como crédito.

Por exemplo: uma pessoa pagou cerca de R$200 hoje, na próxima fatura terá o desconto do valor (-R$100).
Se o pagamento foi feito em parcelas, a cada mês virá descrito as parcelas na fatura e ao lado o estorno que foi solicitado.
Vale lembrar que em muitos casos o lojista não é obrigado a aceitar a devolução e restituir o valor que foi pago.
Exemplos: se por algum motivo você realizou uma compra simplesmente por impulso em uma loja presencial; se só depois que chegou em casa percebeu que o produto não servia; ou se não era exatamente o que estava buscando e se arrependeu.
O arrependimento para compras presenciais não é assegurado por lei. Se ainda assim insistir em fazer a devolução, tente entrar em contato com a loja.
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Se for negado, poderá optar por uma segunda tentativa com a administradora do seu cartão de crédito.
Mas tenha a ciência de que, neste caso, serão apenas tentativas. E pode ser que não dê tão certo quanto imaginava.
Você já pensou em cancelar compra com cartão de crédito ou já cancelou? Comente!
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