Que tal aproveitar a quarentena para assistir filmes e séries no Netflix? Ou tirar um dia todo para “maratonar”? Melhor ainda se for sobre finanças.
Nos últimos anos, a produção de audiovisuais com finalidade de ensinar ou informar sobre um determinado tema cresceu consideravelmente.
Para aqueles que entendem pouco sobre finanças, essas produções podem ajudar a aprender mais sobre a área. Até porque com a ajuda do Netflix pode ser muito mais divertido. Não é mesmo?
É importante entender mais do tema até mesmo para planejar as despesas de casa e as finanças do seu negócio.
Também vale ressaltar que administrar o dinheiro não é um assunto dominado por grande parte da população brasileira. Prova disso é o alto número de pessoas inadimplentes no país.
O percentual de pessoas com dívidas no Brasil, estejam elas em atraso ou não, chegou a 65,1% em setembro de 2019. Ficando acima dos 64,8% no mês de agosto e dos 60,7% de setembro do ano passado.
Os dados foram obtidos por meio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O catálogo de produções do Netflix pode te ajudar a planejar melhor suas finanças pessoais.
Pronto para aprender mais sobre o mundo das finanças? Para conseguir organizar melhor as contas de casa e do seu empreendimento?
A seguir, conheça 12 filmes e séries sobre o assunto. Antes disso, é importante informar que a matéria NÃO CONTÉM SPOILER.
+ 10 filmes que qualquer aluno de economia deveria ver
12 filmes e séries sobre finanças no Netflix
#1 Billions
A série de drama foi lançada em 2017 e é composta por quatro temporadas. A história tem como foco principal o conflito entre Boby Axelrod (Damian Lewis), que é um bilionário dono de uma empresa de investimentos, e Chuck Rhoades (Paul Giamatti), promotor de Nova York que investiga as movimentações do empresário.
Boby nasceu em uma família pobre e batalhou para tornar-se um influente gestor em Wall Street. A série aborda assuntos como mercado financeiro, finanças, poder e política. Isso tudo com uma mistura de drama, ação e suspense.
#2 A Grande Aposta
Lançado em 2016, o filme se passa no ano de 2008, quando um guru de Wall Street nota que diversos empréstimos realizados para o mercado imobiliário estão em risco de inadimplência.
É nesse momento que quatro personagens do filme apostam contra o mercado aplicando um bilhão de dólares dos investidores.
Com a transação, os quatro homens ganham uma fortuna se aproveitando do colapso econômico dos Estados Unidos. Para quem não lembra, 2008 foi o ano em que o mundo passou por uma forte crise econômica.
#3 Girlboss
A série, uma comédia, estreou em 2017 e tem como tema central o empreendedorismo. A protagonista, Sophia (Britt Robertson), é uma jovem rebelde e anarquista que se recusa a crescer.
A história é inspirada em um best-seller. Sophia, que está falida, se encontra em um negócio de venda de roupa online e consegue se tornar uma empreendedora de sucesso.
É nesse momento que se iniciam as dificuldades e de ser chefe de si mesma.
#4 Wall Street: o Dinheiro Nunca Dorme
O filme, que estreou no Brasil em 2010, conta a história de Gordon Gekko (Michael Douglas). Após cumprir uma pena por fazer uso de uma informação privilegiada, o protagonista está fora do mundo que um dia chegou a comandar.
Com o objetivo de reparar o relacionamento com a filha, Gekko forja uma aliança com seu noivo, Jake.
Apesar de considerar Gordon uma figura paterna, Jake descobre que o ex-investidor ainda é um mestre das manipulações e nada o impedirá de alcançar seus objetivos.
#5 Mad Men
A história se passa em 1960 e retrata a rotina de uma grande agência publicitária. A série mostra como é a vida do diretor de criação da agência, Don Draper (Jon Hamm).
Durante os episódios são apontadas algumas lições sobre marketing para empreendedores.
Além de mostrar como as pessoas podem inovar e criar oportunidades nos negócios. A história também mostra as ambições, frustrações e disputa de poder dos personagens da série.
#6 A negociação
Robert Miller (Richard Gere) se envolve em um acidente automobilístico, às vésperas de vender sua empresa milionária, que acaba ocasionando a morte de uma pessoa.
Porém, para manter a imagem que construiu, ele esconde a responsabilidade que tem no caso assim como algumas fraudes que cometeu.
Mas, um investigador está disposto a descobrir o verdadeiro culpado, sabotando todos os planos de Robert.
#7 Suits
A série conta a história de Mike Ross (Patrick J. Adams), que abandonou a faculdade de Direito. Porém, mesmo assim, ele consegue uma entrevista com um dos melhores advogados de Manhattan, Harvey Specter (Gabriel Macht).
Mesmo sendo um advogado competente, Harvey aprende a ver os clientes de outra maneira. A série mostra a rotina de um grande escritório de advocacia, dando lições de liderança, negociação e trabalho em equipe.
#8 Trabalho interno
Lançado em 2010, o filme mostra a crise econômica mundial ocorrida em 2008. Matt Damon desponta em uma análise detalhada sobre os elementos que ocasionaram o colapso da crise.
Além de identificar as peças-chave do mundo financeiro e político. No filme é possível conhecer a história dos mercados financeiros dos Estados Unidos, China e Islândia, entre outros países.
#9 Narcos
A série se passa no final da década de 1970, quando Pablo Escobar (Wagner Moura) não é considerado mais apenas um traficante.
Nessa série, os aprendizados devem ser vistos de forma metafórica. Isso porque ela mostra as consequências psicológicas de ter um empreendimento de crescimento exponencial e arriscado.
#10 Salvando o capitalismo
Salvando o capitalismo foge um pouco do conceito de série ou filme, mas também é uma excelente opção. Esse é um documentário sobre a história, trajetória e o ponto de vista de Robert Reich.
Reich é professor de Políticas Públicas e ex-secretário do trabalho dos Estados Unidos, na gestão Clinton. Ela aborda como o país está trabalhando as questões sociais.
A história é exposta por meio de palestras no país, propondo ideias sobre o capitalismo e desigualdade financeira. Ela demonstra a forte ligação entre a política e a iniciativa privada.
#11 The China Hustle
O The China Hustle é mais um da série de documentários disponíveis na Netflix, produzido bem recentemente, em 2018. É mais um que usou como referência as discussões acerca do mercado de ações dos Estados Unidos.
É um documentário com 1h24 de duração que consegue mostrar como aconteceu a queda das operações da bolsa em 2008, que afundou por manobras financeiras.
Especialistas recomendam esse documentário para que investidores iniciantes consigam enxergar o mercado com uma visão mais racional e precisa.
#12 Margin Call
O filme ‘Margin Call: o dia antes do fim’ é mais uma produção que fala sobre a crise de 2008, contando a história de um analista de um banco de investimentos.
Na narrativa, ele descobre informações que de certa forma podem acabar com a empresa. Ela praticamente mostra as últimas 24 horas de um banco que está prestes a quebrar.
O filme retrata como lidar com as mais diversas situações no meio de uma crise, de diferentes personalidades e funções. Com dados sigilosos, é preciso saber o que fazer. Ele mostra o quanto estar bem informado é bom para os negócios.
Margin Call chegou a ganhar o Oscar de melhor roteiro. E aí, gostou das indicações? O que está esperando para maratonar?
The post 12 filmes e séries sobre finanças no Netflix appeared first on FinanceOne.
12 filmes e séries sobre finanças no Netflix Publicado primeiro em https://financeone.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário